Construindo processos de ensino e de aprendizagem através de uma metodologia ativa em aulas de educação física
Por Fabiana Celente Montiel (Autor), Patrícia da Rosa Louzada da Silva (Autor), Mariângela da Rosa Afonso (Autor).
Em Revista de Educação Física, Saúde e Esporte - REFISE v. 4, n 1, 2021.
Resumo
Este artigo descreve a experiência realizada com a criação de um material informativo relacionado ao tema de atividade física e saúde, nas aulas regulares de Educação Física, com sete turmas de Ensino Médio Integrado, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense – Campus Pelotas. O objetivo da proposta foi de que os/as alunos/as produzissem um material informativo com base na temática do programa de atividade física e saúde da disciplina. Foram elaborados 29 materiais informativos, entre os quais: folders (11); artigo informativo ou de opinião para uma revista (seis); panfletos (nove); banner (dois); vídeo (um). Como resultados destacam-se a qualidade e a criatividade dos materiais produzidos, assim como a avaliação dos materiais realizada pelos/as alunos. A avaliação dos materiais informativos, realizada tanto pela professora, quanto pelos/as alunos/as, foi o momento mais proveitoso da experiência, pois contou com a participação efetiva dos/as alunos/as nos processos de ensino e de aprendizagem. Essa prática enfatiza a possibilidade de uma proposta metodológica diferenciada nas aulas de Educação Física para o Ensino Médio, onde seja possível o desenvolvimento integral do/a aluno/a, assim como sua participação ativa, onde o/a professor/a valorize as diversas possibilidades de atuação do/a aluno/a, contribuindo para uma formação mais significativa.