Resumo
As construções esportivas, verdadeiros templos do esporte, são exemplos de
lugares com significados simbólicos, culturais e emocionais. Lugares que com o tempo vão
formando uma consciência que perpassa gerações, construindo uma memória social repleta
de representações. O presente artigo teve como objetivo analisar reportagens veiculadas
pelo Jornal dos Sports, Jornal O Globo e Jornal do Brasil dos anos de 1947, período em que
se iniciaram as discussões acerca da necessidade do Brasil ter um estádio digno de receber
os jogos de uma Copa do Mundo, até 1950, ano da inauguração do Estádio Jornalista Mário
Filho – Maracanã, buscando verificar até que ponto essas notícias colaboraram para que o
estádio tenha se tornado um símbolo nacional, um espaço pleno de representações sociais que
contribuem para determinados comportamentos e práticas dos torcedores. A metodologia
utilizada foi a análise do conteúdo (Bardin, 2011), onde estabelecemos como unidade de
análise as manchetes e reportagens da primeira capa dos periódicos sobre o Maracanã e
como unidade de contexto as continuações das reportagens nas páginas internas. A partir das
leituras percebemos que os periódicos trataram de maneira diferenciada o assunto. O Jornal
dos Sports foi o que efetivamente contribuiu para a construção de representações sobre o
estádio do Maracanã. As notícias permitiram inferir, num primeiro momento a necessidade de
participação de toda a sociedade em prol da construção, pois o estádio seria do povo, de toda
uma nação e, num segundo momento, perceber que as ideias que circulavam eram voltadas
para a grandiosidade da obra, para a magnitude do feito.