Construindo Saberes Escolares na Formação Continuada
Por Natalia Justino Batista (Autor), Larissa Ramos Duarte (Autor), Marina Ferreira de Souza Antunes (Autor), Sara da Silva Caixeta (Autor).
Em XX Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VII CONICE - CONBRACE
Resumo
A formação continuada tem sido abordada no âmbito das pesquisas realizadas na perspectiva do “professor pesquisador” e na consolidação das parcerias entre universidades e sistemas de ensino fomentando programas de formação. (GATTI, 2012; CUNHA, 2013). O Laboratório de Estudos sobre Escola, Currículo e Educação Física da Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Uberlândia encontra-se neste âmbito, constituindo-se como espaço aglutinador de professores/as e estudantes que têm como objetivo aprofundar o estudo sobre questões relacionadas à instituição escolar, o ensino e o planejamento de currículo para a educação física, bem como constituir espaços de formação continuada que promovam mudanças qualitativas na prática docente. Vimos contribuindo para o ensino da educação física, a partir da problematização acerca do conhecimento e dos saberes escolares e sua relação com a dimensão social/política da realidade por meio do oferecimento de cursos de extensão.