Resumo

São escassos os projetos comunitários de participação no futsal para mulheres adultas. A maioria desses espaços se circunscreve a equipes que se reúnem de forma intermitente para disputa de torneios amadores. Assim, o projeto "futsal feminino universitário" foi desenvolvido na UFES para acolher mulheres que desejavam aprender ou praticar futsal com o intuito de lazer e saúde. A fim de construir esse ambiente como seguro, diante da sua composição plural e de níveis heterogêneos de experiência, a abordagem ativista (Lughetti, 2016) foi mobilizada para atender as demandas e interesses das participantes e co-desenhar as aulas/treinos. Objetivo: Construir um ambiente ativista e feminista de iniciação, treinamento e prática de futsal para mulheres adultas Desenvolvimento: (1) os princípios da pedagogia do esporte que utilizamos como norteadores dos treinos são a utilização de jogos possíveis, foco na participante e no sentido que ela imprime à prática esportiva e jogos reduzidos que proporcionam o protagonismo. (2), por conseguinte, dividimos por níveis autodeclarados para que pudéssemos dar foco em demandas diferentes para especificidade de cada grupo. (3) começamos a criar ambientes para ouvir as percepções das participantes. Essa escuta sistemática revelou um espaço de construção de vínculos e sociabilidade, de modo que as trocas e aprendizados advinham dessas interações. A partir das demandas visualizadas pelas participantes e a solidificação desses vínculos, os processos de colaboração entre as alunas viabilizaram a junção dos níveis de aprendizados. Esse processo colaborativo possibilita repensar e recriar os jogos, a partir das demandas construídas em colaboração. Sugestões: É um desafio a formação de treinadoras/es ativistas que atendam a necessidade de elaboração de espaços de escuta dentro das sessões de treinos que não interrompam a dinâmica das atividades e não concorra com o prazer do jogo.

Acessar