Resumo

Esta dissertação apresenta sugestões de um conteúdo curricular para crianças de creche de 02 a 03 anos propondo-se organizar, implantar, desenvolver e avaliar esses conteúdos. Baseia-se no conhecimento estruturado da área interdisciplinar da Educação Física, Antropologia e Educação. Adota, como marco teórico o Construtivismo Interacionista baseado na Teoria Genética de Jean Piaget e na Teoria de Origem Sócio-Cultural dos Processos Psicológicos Superiores de L. S. Vygotsky. O estudo foi implantado em duas creches públicas da cidade de São Paulo, que atende uma população de ambiente sócio-económico pobre. Supõe a creche como local privilegiado no desencadear de um a ação educacional dirigida. Considera que o processo educativo de qualidade, é um direito a ser exercido desde o nascimento e que o aprendizado humano tem uma natureza social, através do qual as crianças adquirem os conhecimentos daqueles que a cercam. O presente trabalho apoia-se nos seguintes eixos: Jogos Corporais para Linguagem, Conhecimento Lógico-Matemático e Desenvolvimento Sócio-afetivo.

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