Conteúdo de Marca Audiovisual e Regimes Interacionais: Reflexões Sobre o Engajamento Digital do Consumidor
Por Rogério Luiz Covaleski (Autor), Olga Angélica Santos Siqueira (Autor).
Em Intercom - Revista Brasileira de Ciências da Comunicação v. 40, n 2, 2017. 15 Páginas.
Resumo
Este artigo propõe reflexões acerca de diferentes práticas interacionais associadas à interlocução existente entre marcas e consumidores – e também usuários dos canais conversacionais do ambiente digital. Para tal intento, uma estratégia publicitária de Conteúdo de Marca Audiovisual como peça regente será analisada à luz dos estudos das emergentes configurações comunicacionais da contemporaneidade (DONATON, 2007; COVALESKI, 2010), das dinâmicas presentes nas redes sociais digitais (LÉVY, 1999; SANTAELLA, 2003) e dos regimes interacionais, a partir de uma abordagem sociossemiótica (LANDOWSKI, 2014). Como resultado, a pesquisa aponta que a proposição teórica de Landowski se configura como uma metodologia valiosa para a compreensão da natureza das trocas discursivas que estão sendo estabelecidas entre marca e público-visado em enunciados persuasivos.