Conteúdo Prático e Compreensão da Educação Física em Uma Escola Pública: Um Estudo de Caso
Por Ivan Marcelo Gomes (Autor).
Em IX Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte - CONBRACE
Resumo
O presente trabalho teve como objetivo principal entender quais foram as causas que levaram a Educação Física à absorver o esporte como conteúdo hegemônico em detrimento de outras práticas corporais, e ainda, como esta hegemonia influencia no conteúdo, na prática e na compreensão da educação física em uma escola pública. Para tanto optou-se pelo estudo de caso, sendo que a escola pública onde foram coletados os dados através de entrevistas semi-estruturadas foi o colégio "Colégio Estadual Dr. Gastão Vidigal", para análise da hegemonia desportiva na educação física, utilizou-se o conceito de hegemonia elaborado por GRAMSCI (1991), onde neste verifica-se que um conteúdo hegemônico traz consigo características da sociedade na qual está inserido. Nas nossas considerações finais, observou-se que apesar do esporte ser um conteúdo ele já encontra algumas resistências no interior da escola. Devido a forma repetitiva com que vem sendo empregado. Observou-se também que para que ocorra transformações no interior da educação física, faz-se necessário uma leitura da sociedade por parte do professor de educação física, na qual ele está inserido, para que possa atuar com mais competência em campos de trabalho.