Resumo

O objetivo do presente estudo foi identificar os conteúdos atitudinais presentes nas aulas de Educação Física e verificar como o professor atua para tornar possível essa aprendizagem. Foi realizado um estudo de caso, com a aplicação de entrevista estruturada e observações de 40 aulas de um professor de Educação Física. Foram identificados vários conteúdos da dimensão atitudinal presente nas aulas, como valores da prática adequada da atividade física; atitudes como se divertir na prática da atividades física; e normas como usar roupa adequada para a prática da atividade física. Em sua intervenção, o professor se utiliza da identificação e, em alguns momentos, de submissão. A interiorização de valores, atitudes e normas não esteve presente nas observações realizadas, nem apareceu nos relatos do professor, durante a entrevista. Além disso, foi possível identificar que, em algumas situações, o conteúdo atitudinal aparece sem que haja a intencionalidade do professor, ou seja, de maneira oculta. A partir desse estudo, confirma-se a presença de conteúdos da dimensão atitudinal nas aulas de educação física, sendo que esses conteúdos apareceram de forma mais rica, detalhada e específica que em estudos anteriormente realizados.  Daí a necessidade de que mais estudos focalizem a intervenção do professor.

Acessar