Resumo

Esse estudo é de cunho qualitativo, classificado como teórico-empirista que trás com problemática: As atividades que envolvem os jogos e as brincadeiras desenvolvidas na educação infantil pelos professores de Educação Física que nelas atuam possuem um caráter pedagógico? Para tanto foi necessário o diálogo com alguns autores da área (VYGOTSKY, 1984; KISHIMOTO, 1997; MERISSE, 1997; OLIVEIRA, 1992), bem como coleta de dados do grupo delimitado para pesquisa de campo. O objetivo deste estudo foi levantar e analisar a utilização do jogo e da brincadeira em aulas de Educação Física na educação infantil. Para tanto foi estabelecido um critério metodológico: utilizamos como instrumento de coleta de dados a entrevista semi-estruturada. A população envolvida foi professores de Educação Física e uma professora de sala de aula e uma auxiliar (de sala de aula). Com base na coleta de dados, este trabalho levantou proposta significativa com relação aos jogos e as brincadeiras. Conclusões: Durante o estudo podemos levantar e analisar algumas questões sobre a problemática traçada, tendo como principio à compreensão dos jogos e das brincadeiras como uma prática importante para o desenvolvimento-aprendizagem da criança. Acredita-se que os professores não se aprofundaram e nem fizeram ainda distinção entre os conceitos dos jogos e das brincadeiras, ou seja, o debate e a continuidade dos trabalhos é muito importante para a conquista de uma nova perspectiva e mentalidade.

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