Resumo
O handebol é caracterizado como um jogo coletivo esportivizado (JCE) de invasão, no qual há relações de cooperação e de oposição. O cenário complexo e imprevisível do handebol é influenciado pelos elementos técnicos e pelos elementos técnico-táticos inerentes à cada fase do jogo (ofensiva, defensiva e transições), nas quais os jogadores devem tomar decisões para solucionar as situações-problema que aparecem. Nesse contexto, o treinador tem o papel pedagógico importante no processo de ensino-aprendizagem, que é inerente a cada faixa etária e considera capacidades cognitivas e motoras dos jogadores e conteúdos específicos, ensinados a partir de diferentes métodos de ensino. A observação dos elementos técnico-táticos do jogo pode revelar informações sobre o desenvolvimento dos jogadores, da equipe e fornecer importantes parâmetros para o treinamento das equipes. Esta pesquisa objetiva a identificação do processo de ensino-aprendizagem durante a formação de jogadores das categorias sub-14 e sub-16 a partir da opinião de treinadores da categoria, de modo a elencar os conteúdos e os métodos de ensino relevantes e priorizados nas categorias em questão. Para a análise das entrevistas com os treinadores selecionados foi utilizado o método de Análise Temática (AT). Desta maneira foi possível observar que, de modo geral, na categoria sub-14 ofensivamente os treinadores se dividem quanto à preferência dos fundamentos técnico-táticos individuais, meios táticos de grupo e aspectos cognitivos e tomada de decisão, já na fase defensiva priorizam os aspectos cognitivos e tomada de decisão. Utilizando o TGfU para o ensino destes, sendo que os métodos tradicionais pouco aparecem. Na categoria sub-16, os meios táticos de grupo e aspectos cognitivos e tomada de decisão são os que mais ocorrem na fase ofensiva e defensiva. Igualmente à categoria sub-14, o TGfU é preferido em relação aos métodos tradicionais.
REFERÊNCIAS
AGUILAR, Ó. G. Análisis de la producción científica en balonmano en las revistas de la
Web of Science. E-balonmano.com: Revista de Ciencias del Deporte, v.10, n.2, p.77-88,
2014.
AMORIM, A. M. Desenvolvimento tático-técnico no handebol masculino: estratégias
utilizadas nos acampamentos nacionais promovidos pela confederação brasileira de
handebol. 27/11/2017 undefined f. Doutorado em Educação Física. Universidade Federal
de Santa Catarina, Florianópolis, 2017.
ANDRADE, A. et al. Relação entre tempo de reação e o tempo de prática no tênis de
campo. Revista Digital EFDeportes, Buenos Aires, v.10, n.86, 2005.
ARIAS, A. G. et al. El conocimiento declarativo y procedimental en voleibol: ¿Es
determinante la categoría de juego para su desarrollo?. European Journal of Human
Movement, v.27, p.117-130, 2011.
ARIOSI, L. M.; MENEZES, R. P. O processo de ensino-aprendizagem-treinamento
defensivo na opinião de treinadores de basquetebol da categoria sub-13. Pensar a Prática,
Goiânia, v.19, n.4, 2016.
BALBACHEVSKY, E. A pós-graduação no Brasil: novos desafios para uma política bemsucedida. Os desafios da educação no Brasil. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, v.1, p.285-
314, 2005.
BAYER, C. O ensino dos desportos colectivos. Lisboa: Dinalivros, 1994.
BERRY, J. ABERNETHY, B.; CÔTÉ, J. The contribution of structured activity and
deliberate play to the development of expert perceptual and decision-making skill. Journal
of sport and exercise psychology, v.30, n.6, p.685-708, 2008.
BETTI, M. et al. In search of the autonomous and critical individual: a philosophical and
pedagogical analysis of the physical education curriculum of São Paulo (Brazil). Physical
Education and Sport Pedagogy, v.20, n.4, p.427-441, 2015.
BOWES, I.; JONES, R.L. Working at the edge of chaos: Understanding coaching as a
complex, interpersonal system. The Sport Psychologist, v. 20, n. 2, p. 235-245, 2006.
BRASIL, I.B.G. O saber para praticar do jogo de handebol na educação física escolar:
recursos avaliativos para o ensino médio. 04/02/2016 236 f. Mestrado Profissional em
Docência para a Educação Básica. Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquista, Bauru,
2016.
BRASIL, V. Z. et al. As ações pedagógicas para a intervenção do treinador de surf.
Movimento, v.22, n.2, p.403-416, 2016.
BRASIL. Ministério do Esporte. A prática de esporte no Brasil. Brasília, 2013.
Disponível em: <http://www.esporte.gov.br/diesporte/2.html>. Acesso em: 13 dez. 2018.
BRASIL. Ministério dos Esportes. Decreto-lei nº 9.615, de 24 de março de 1998. Lei Pelé.
Diário Oficial Federal. Brasília, 1998. Disponível em:
<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L9615consol.htm>. Acesso em: 13 nov. 2018.
BRAUN, V.; CLARKE, V. Using thematic analysis in psychology. Qualitative research
in psychology, v.3, n.2, p.77-101, 2006.
BRAUN, V.; CLARKE, V. What can “thematic analysis” offer health and wellbeing
researchers? International journal of qualitative studies on health and well-being, v.9,
2014.
BUNKER, D.; THORPE, R. The curriculum model. Rethinking games teaching, p.7-10,
1986.
92
CAGLIARI, M. S. Pedagogia do esporte e tic: contribuições para o ensino do handebol na
educação física escolar. 30/04/2018 106 f. Mestrado em desenvolvimento humano e
tecnologias. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Rio Claro, 2018.
CALEGARI, D.R. Capacitação de treinadores no Handebol brasileiro: a complexidade
como alternativa de superação do modelo técnico-linear. 01/07/2002 87 f. Mestrado em
Educação. Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2002.
CAMARGO, P.R. O desenvolvimento do handebol brasileiro a partir das políticas
públicas do governo federal: da iniciação ao alto rendimento. 26/02/2016 124 f.
Mestrado em Educação Física. Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2016.
CAPES. Plano Nacional de Pós-graduação (PNPG) 2011-2020. Relatório Final 2016.
Brasília, 2017. Disponível em:
<http://www.capes.gov.br/images/stories/download/relatorios/231117-Relatorio-PNPGFinal-2016-CS.pdf>. Acesso em: 08 de agosto de 2018.
CAPES. Dados Cadastrais do Programa. Brasília, 2016. Disponível em:
<https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/programa/listaPrograma.jsf
>. Acesso em: 08 de agosto de 2018.
CAPES. Plataforma Sucupira. Cursos Avaliados e Reconhecidos. Brasília, 2019.
Disponível em:
<https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/programa/quantitativos/qua
ntitativoRegiao.xhtml>. Acesso em: 11 de setembro de 2019.
CAPES. Plataforma Sucupira. Cursos Avaliados e Reconhecidos. Brasília, 2019.
Disponível em:
<https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/programa/quantitativos/qua
ntitativoAreaConhecimento.xhtml?areaAvaliacao=21>.Acesso em: 11 de setembro de
2019.
CASTRO, D. A concepção estratégico-tática no handebol: implicações para a formação
de jogadores inteligentes. 21/10/2013 undefined f. Mestrado em Educação Física.
Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2013.
CLAVER, F. et al. El conocimiento procedimental en jugadores de voleibol de categoría
infantil. SPORT TK-Revista EuroAmericana de Ciencias del Deporte, v.4, n.1, p.41-48,
2015.
CORRÊA, M.R.D.; CORRÊA, L.Q.; RIGO, L.C. A pós‐ graduação na educação física
brasileira: condições e possibilidades das subáreas sociocultural e pedagógica. Revista
Brasileira de Ciências do Esporte, 2018.
COSTA, I. T. et al. Princípios Táticos do Jogo de Futebol: conceitos e aplicação. Motriz,
Rio Claro, v.15 n.3 p.657-668, 2009.
COSTA, I.T. et al. O Teaching Games for Understanding (TGfU) como modelo de ensino
dos jogos desportivos coletivos. Revista Palestra, v.10, p.69-77, 2010.
COSTA, L.C.A.; NASCIMENTO, J.V. O ensino da técnica e da tática: novas abordagens
metodológicas. Journal of Physical Education, v.15, n.2, p.49-56, 2008.
CÔTÉ, J.; BAKER, J.; ABERNETHY, B. Practice and play in the development of sport
expertise. Handbook of sport psychology, v.3, p.184-202, 2007.
CÔTÉ, J.; ERICKSON, K.; ABERNETHY, B. Play and practice during childhood.
Conditions of children’s talent development in sport, p.9-20, 2013.
CÔTÉ, J.; FRASER-THOMAS, J. Youth involvement in sport. Em P. Crocker (Ed.), Sport
psychology: A Canadian perspective, p. 270–298, 2007.
CÔTÉ, J.; VIERIMAA, M. The developmental model of sport participation: 15 years after
its first conceptualization. Science & Sports, v.29, p.S63-S69, 2014.
93
CUNHA, A. F. V. P. et al. Fontes de conhecimento percebidas pelos treinadores: estudo
com treinadores de andebol da 1ª divisão de seniores masculinos em Portugal. Movimento,
v.20, n.3, p.917-940, 2014.
CUNHA, A.F.V.P.; ESTRIGA, M.L.D.; BATISTA, P.M.F. Fontes de conhecimento
percebidas pelos treinadores: estudo com treinadores de andebol da 1ª divisão de seniores
masculinos em Portugal. Movimento, v.20, n.3, p.917-940, 2014.
DALLEGRAVE, E.J. Estrutura das tarefas de treinamento técnico-tático nas
categorias de formação do handebol feminino. 14/07/2017 undefined f. Mestrado em
Ciências do Movimento Humano. Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis,
2017.
DALLEGRAVE, E.J.; MENDES, J.C.; NASCIMENTO, J.V. Estrutura organizativa do
processo de treinamento técnico-tático nas categorias de formação no handebol feminino.
E-Balonmano, v.14, n. 2, 2018.
DE ALMEIDA, F.Q. et al. Revista Brasileira de Ciências do Esporte: encerrando um ciclo
editorial. Motrivivência, v.30, n.54, p.74-89, 2018.
EHRET, A. et al. Manual de handebol: treinamento de base para crianças e adolescentes.
São Paulo: Phorte Editora, 2002.
ELLIOT, D.L.; CAMPBELL, T. “Really on the ball”: exploring the implications of
teachers' PE-CPD experience. Sport, Education and Society, v.20, n.3, p.381-397, 2015.
FEDERAÇÃO PAULISTA DE HANDEBOL. História do handebol no Brasil, São Paulo,
2015. Disponível em: <http://fphand.com.br/home/historia-do-handebol-no-brasil/>.
Acesso em: 11 de setembro de 2019.
FERRARI, W. et al. Comparative Analysis of the Performance of the Winning Teams of
the Handball World Championship: Senior and Junior Levels. International Journal of
Sports Science, v.8, n.2, p. 43-49, 2018.
FEU MOLINA, S. et al. El conocimiento profesional adquirido por el entrenador de
balonmano: experiencias y formación. Revista de Psicología del Deporte, v.21, n.1, 2012.
FEU MOLINA, S. Organización didáctica del processo de enseñanza-aprendizaje para
la construcción del juego ofensivo en balonmano. 2006.
FLICK, U. Introdução à pesquisa qualitativa. 3 ed. Porto Alegre: Artmed Editora, 2009.
GALLEGO, D. I. et al. Expertise development in sport: contributions under cognitive
psychology perspective. Journal of Human Sport and Exercise, v.5, n.3, p.462-475,
2010.
GALVÃO, T.F.; PANSANI, T.S.A.; HARRAD, D. Principais itens para relatar Revisões
sistemáticas e Meta-análises: A recomendação PRISMA. Epidemiologia e Serviços de
Saúde, v.24, p.335-342, 2015.
GARGANTA, J. Para uma teoria dos jogos desportivos colectivos. In: GRAÇA, A.;
OLIVEIRA, J. O ensino dos jogos desportivos. 2ed. Porto: Universidade do Porto; Centro
de Estudos dos Jogos Desportivos, p.11-26, 1995.
GIACOMINI, D. S.; GRECO, P. J. Comparação do conhecimento tático processual em
jogadores de futebol de diferentes categorias e posições. Revista portuguesa de ciências
do desporto, Porto, v. 8, n. 1, p. 126-136, 2008.
GIRARDI, V.L. Lazer, inclusão e autonomia de pessoas com deficiência intelectual na
cidade de Curitiba, PR: entre a cidade de todos e a cidade para todos. 22/02/2017 220 f.
Mestrado em Educação Física. Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2017.
GOMES, F.; VOLOSSOVITCH, A.; FERREIRA, A.P. Efeitos do pedido de timeout de
equipa na performance colectiva no andebol em função do contexto do jogo. Revista
Brasileira de Educação Física e Esporte, v. 31, n. 2, p. 413-421, 2018.
GONÇALVES, L. G. C. et al. Caracterização do perfil de jovens jogadores de futebol: uma
análise das habilidades técnicas e variáveis antropométricas. Motricidade, v. 12, n.2, 2016.
94
GRAÇA, A.; MESQUITA, I. A investigação sobre o ensino dos jogos desportivos: ensinar
e aprender as habilidades básicas do jogo. Revista Portuguesa de Ciências do Desporto,
Porto, v.2, n.5, p.67-79, 2002.
GRAÇA, A.; MESQUITA, I. A investigação sobre os modelos de ensino dos jogos
desportivos. Revista Portuguesa de Ciências do Desporto, v.7, n.3, p.401-421, 2007.
GRAÇA, A.; MESQUITA, I. Modelos e conceções de ensino dos jogos desportivos. In:
TAVARES, F. (Org.). Jogos desportivos coletivos: ensinar a jogar. Portugal: FADEUP,
2015, 2ª ed., p. 9-54.
GRECO, P.J. Métodos de ensino-aprendizagem-treinamento nos jogos esportivos coletivos.
In: GARCIA, E.; LEMOS, K. (org.) Temas Atuais VI em Educação Física e Esportes.
Belo Horizonte: Saúde Ltda, 2001, cap.3, p.48-72.
GRECO, P.J. O ensino do comportamento tático nos jogos esportivos coletivos:
aplicação no handebol, 1995. 238f. Tese (Doutorado em Educação na Área de
Concentração Psicologia Educacional) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de
Campinas, Campinas, 1995.
GRECO, P.J.; SILVA, S.A.; GRECO, F.L. O sistema de formação e treinamento esportivo
no handebol brasileiro (SFTE-HB). In: GRECO, P.J.; ROMERO, J.F. (org.) Manual de
Handebol: da iniciação ao alto nível. São Paulo: Phorte editora, 2012, 1.ed, p.235-250.
GRÉHAIGNE, J.F.; GODBOUT, P. Tactical knowledge in team sports from a
constructivist and cognitivist perspective. Quest, v.47, n.4, p.490-505, 1995.
HIGGINS, J.; GREEN, S. - editors. Cochrane handbook for systematic reviews of
interventions. West Sussex: John Wiley & Sons Ltd, 2008.
HOLT, N. L.; STREAN, W.B.; BENGOECHEA, E. G. Expanding the teaching games for
understanding model: New avenues for future research and practice. Journal of teaching
in Physical Education, v. 21, n. 2, p. 162-176, 2002.
HOPPER, T.; KRUISSELBRINK, D. Teaching games for understanding: What does it look
like and how does it influence student skill learning and game performance. Avante, 2002.
KRAHENBÜHL, T. et al. Produção científica sobre o ensino do handebol na educação
física escolar. Revista Corpoconsciência, v.22, n.3, p.74-85, 2018.
LEAO, I.C.S. Validação e aplicação de um protocolo do nível de conhecimento tático
declarativo no handebol. 08/05/2015 undefined f. Doutorado em Neuropsiquiatria e
Ciências do Comportamento. Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2015.
LEONARDO, L. Um estudo das competições de handebol de jovens do estado de são
paulo: caracterização das adaptações competitivas e opiniões de treinadores e árbitros
sobre suas aplicações. 18/05/2018 undefined f. Mestrado em Educação Física.
Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2018.
LEONARDO, L.; SCAGLIA, A.J. Oito anos de adaptações competitivas na federação
paulista de handebol: um estudo documental da categoria sub-14. Motrivivência,
Florianópolis, v. 30, n. 55, p. 75-92, 2018.
LEONARDO, L; SCAGLIA, A.J.; REVERDITO, R.S. O ensino dos esportes coletivos:
metodologia pautada na família dos jogos. Motriz, v.15, n.2, p.236-246, 2009.
LIMA, L.A. Carreira esportiva: um estudo com atletas de excelência. 02/07/2018
undefined f. Mestrado em Educação Física. Universidade Estadual de Campinas, Campinas,
2018.
LOPEZ, L.A.; DA SILVEIRA, R.; STIGGER, M.P. O campo da Educação Física visto a
partir da produção acadêmica sobre voleibol. Revista Brasileira de Ciências do Esporte,
v.38, n.3, p.235-242, 2016.
MACEDO, T. L. Comparação do conhecimento tático declarativo de jogadores de futsal
das categorias de base. RBFF-Revista Brasileira de Futsal e Futebol, v.7, n.24, p.141-
147, 2015.
95
MANOEL, E.J.; CARVALHO, Y.M. Pós-graduação na educação física brasileira: a atração
(fatal) para a biodinâmica. Educação e Pesquisa: Revista da Faculdade de Educação da
Universidade de São Paulo, v.37, n.2, p.389-406, 2011.
MARCONI, M.A.; LAKATOS, E.M. Fundamentos da metodologia científica. 6.ed. São
Paulo: Atlas, 2011.
MARQUES, M.A. O ensino dos conteúdos ofensivos e defensivos do futsal: opiniões dos
treinadores das categorias sub-12, sub-14 e sub-16 do estado de São Paulo. 2018. Mestrado
em Educação Física e Esporte. Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2018.
MARQUES, R.F.R. Esporte e qualidade de vida: reflexão sociológica. 01/12/2007 243 f.
Mestrado em Educação Física. Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2007.
MARQUES, R.F.R. O conceito de esporte como fenômeno globalizado: pluralidade e
controvérsias [The concept of sport as a global phenomenon: Plurality and controversies].
Revista Observatorio del Deporte, v.1, p.147-185, 2015.
MARQUES, R.F.R.; GUTIERREZ, G.L.; DE ALMEIDA, M.A.B. O esporte
contemporâneo e o modelo de concepção das formas de manifestação do esporte.
Conexões, v.6, n.2, 2008.
MATIAS, C.J.; GRECO, P.J. Cognição & ação nos jogos esportivos coletivos. Ciências &
Cognição, v.15, n.1, p.252-271, 2010.
MAZZARDO, T. O desempenho tático-técnico no handebol e a percepção de
competência de escolares após um programa de ensino por meio da compreensão.
21/03/2018 111 f. Mestrado em Educação Física. Universidade Federal de Mato Grosso,
Cuiabá, 2018.
MENDES, J.C. O processo de ensino-aprendizagem-treinamento do handebol no
estado do Paraná: um estudo da categoria infantil. 01/03/2006 102 f. Mestrado em
Educação Física. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2006.
MENEZES, R.P. O ensino dos sistemas defensivos do handebol: considerações
metodológicas acerca da categoria cadete. Pensar a Prática, v.13.1, 2010.
MENEZES, R.P. Das situações ao jogo ao ensino das fixações no handebol. Motriz, v.17,
n.1, p.39-47, 2011.
MENEZES, R.P. Modelo de Análise Técnico-Tática do Jogo de Handebol:
necessidades, perspectivas e implicações de um modelo de interpretação das situações de
jogo em tempo real. 01/04/2011 227 f. Doutorado em Educação Física. Universidade
Estadual de Campinas, Campinas, 2011.
MENEZES, R.P. Possibilidades de ensino-aprendizagem no handebol: análise do sistema
defensivo 3: 3. Cadernos de Formação RBCE, v.4, n.1, p.70-82, 2013.
MENEZES, R.P. Ensino do handebol em longo prazo: estudo a partir da opinião de
treinadores. Educación Física y Ciencia, v. 20, n. 2, p. e048-e048, 2018.
MENEZES, R.P. et al. Teaching handball to U-16 and U-18 women’s teams: coaches’
perspective on the long-term. Motriz: Revista de Educação Física, v.24.4, 2018.
MENEZES, R.P.; MARQUES, R.F.R.; NUNOMURA, M. Especialização esportiva
precoce e o ensino dos jogos coletivos de invasão. Movimento, v.20, n.1, p.351-373, 2014.
MENEZES, R.P.; MARQUES, R.F.R.; NUNOMURA, M.. O ensino do handebol na
categoria infantil a partir dos discursos de treinadores experientes. Movimento, v.21, n.2,
p.463, 2015.
MENEZES, R.P.; MORATO, M.P.; REIS, H.H.B. Análise do jogo de handebol na
perspectiva de técnicos experientes: categorias de análise ofensivas. Revista da Educação
Física/UEM, v.26, n.1, p.11-20, 2015.
MENEZES, R.P.; MORATO, M.P.; REIS, H.H.B. O handebol, seu cenário imprevisível e
os métodos de ensino-aprendizagem-treinamento. E-balonmano.com: Revista de Ciencias
del Deporte, v. 12, n. 2, p. 165-176, 2016.
96
MENEZES R.P.; REIS, H.H.B. Análise do jogo de handebol como ferramenta para sua
compreensão técnico-tática. Motriz, v.16, n.2, p.458-467, 2010.
MENEZES, R.P.; REIS, H.H.B. Os discursos dos treinadores de handebol sobre as
variáveis individuais e coletivas determinantes para o jogo ofensivo e as possíveis relações
com o contexto pedagógico. Journal of Physical Education, v.28, n.1, p 2818, 2017.
MENEZES, R.P.; REIS, H.H.B.; TOURINHO FILHO, H. Ensino-aprendizagemtreinamento dos elementos técnico-táticos defensivos individuais do handebol nas
categorias infantil, cadete e juvenil. Movimento, v.21, n.1, p.261-273, 2015.
MENEZES, R.P.; SOUSA, M.S.S.; BRAGA, J.W.C. Processo de ensino-aprendizagemtreinamento de handebol para a categoria mirim em instituições não-formais de ensino:
concepções e metodologias. Conexões, v.9, n.2, p.49-69, 2011.
MESQUITA, I. et al. Handball coaches‟ perceptions about the value of working
competences according to their coaching background. Journal of Sports Science &
Medicine, v.10, n.1, p.193, 2011.
MODOLO, F. A Formação esportiva do goleiro de handebol: características apontadas
pelos treinadores da categoria sub-16. 12/01/2018 127 f. Mestrado em Educação Física e
Esporte. Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2018.
MODOLO, F. et al. Contextos e situações de aprendizagem de treinadores de handebol em
âmbito escolar. Movimento (ESEFID/UFRGS), v.23, n.4, p.1203-1216, 2017.
MODOLO, F.; BELTRAMINI, L.; MENEZES, R.P. Revisão sistemática sobre o processo
de ensino e de análise do goleiro de handebol. Cuadernos de psicología del deporte, v.18,
n.3, p.235-252, 2018.
MORALES, J.C.P.; GRECO, P.J. A influência de diferentes metodologias de ensinoaprendizagem-treinamento no basquetebol sobre o nível de conhecimento tático processual.
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, v.21, n.4, p.291-299, 2007.
MUSA, V., et al. Representações dos treinadores sobre o papel das instituições reguladoras
do handebol para a sua formação. Revista Portuguesa de Ciências do Desporto, p. 298-
306, 2017.
NAVARRO, A.C. Produção científica Brasileira da Pedagogia do Esporte sobre o
handebol. RBFF-Revista Brasileira de Futsal e Futebol, v.3, n.10, 2011.
PINHO, S.T. Método situacional e sua influência no conhecimento tático processual de
escolares. 01/03/2009 100 f. Mestrado em Educação Física. Universidade Federal de
Pelotas, Pelotas, 2009.
PINTO, V.M. O Jogo como uma Proposta Metodológica para o Ensino e
Aprendizagem de Habilidades Motoras Específicas do Handebol. 01/11/2005 79 f.
Mestrado em Educação Física. Universidade Metodista de Piracicaba, Piracicaba, 2005.
PORATH, M. et al. Nível de desempenho técnico-tático e experiência esportiva dos atletas
de voleibol das categorias de formação. Revista da educação física/UEM, Maringá, v.23,
n.4, 2012.
PRIETO, J.; GÓMEZ, M.; SAMPAIO, J. From a static to a dynamic perspective in
handball match analysis: a systematic review. The Open Sports Sciences Journal, v.8,
n.1, 2015.
PRUDENTE, J.; GARGANTA, J.; ANGUERA, M.T. Desenho e validação de um sistema
de observação no Andebol. Revista Portuguesa de Ciências do Desporto, v.4, n.3, p.49-
65, 2004.
RAMOS, A.M.; NEVES, R.L.R. A iniciação esportiva e a especialização precoce à luz da
teoria da complexidade–notas introdutórias. Pensar a prática, v.11, n.1, p.1-8, 2008.
RIBEIRO, P.H. A participação nas competições intercolegiais de Handebol e o
desenvolvimento no esporte. 01/01/2006 96 f. Mestrado em Ciência da Motricidade
Humana. Universidade Castelo Branco, Rio de Janeiro, 2006.
97
RODENBUSCH, C.B. Ações pedagógicas voltadas para a estimulação da inteligência
corporal cinestésica e as habilidades motoras de adultos médios e tardios. 01/12/2009
109 f. Mestrado em Educação. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul,
Porto Alegre, 2009.
SAAD, M. A.; NASCIMENTO, J. V.; MILISTETD, M. Nível de desenvolvimento técnicotático de jovens jogadores de futsal, considerando a experiência esportiva. Revista da
Educação Física/UEM, Maringá, v.24, n.4, p.535-544, 2013.
SAAR, J.F. Comunicação estratégica de ies através do handebol de alto rendimento.
26/04/2016 410 f. Doutorado em Comunicação Social. Universidade Metodista de São
Paulo, São Bernardo do Campo, 2016.
SAMPAIO, R. F; MANCINI, M. C. Estudos de revisão sistemática: um guia para síntese
criteriosa da evidência científica. Rev. bras. Fisioterapia, v.11, n.1, p.83-89, 2007.
SANTOS, H.P. O Ensino do Handebol na 1a. Série do Ensino Médio em Escolas
Públicas de Catalão-Goiás. 01/12/2002 77 f. Mestrado em Educação Física. Universidade
Estadual de Campinas, Campinas, 2002.
SANTOS, W. R.; MENEZES, R. P. A especialização esportiva de jogadores de linha e
goleiros de handebol na visão de treinadores experientes. Cuadernos de Psicología del
Deporte, n.2, p. 47-61, 2019.
SÃO PAULO. Federação Paulista de Handebol. Regulamentos. Disponível em
<http://fphand.com.br/home/promocoes/>. Acesso em: 01 de agosto de 2018.
SARMENTO, H. et al. Patterns of Play in the Counterattack of Elite Football Teams-A
Mixed Method Approach. International Journal of Performance Analysis in Sport, v.
14, n.2, p. 411-427, 2014.
SILVA, T.F.R. Conhecimento declarativo técnico-tático no handebol entre estudantes.
06/02/2017 133 f. Mestrado Profissional em Docência para a Educação Básica.
Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita, Bauru, 2017.
SIMOES, A.C. Estudo do comportamento dos técnicos de handebol. 01/07/1987 80 f.
Mestrado em Educação Física. Universidade de São Paulo, São Paulo, 1987.
SISTO, F.; GRECO, P.J. Comportamento tático nos jogos esportivos coletivos. Revista
Paulista de Educação Física, São Paulo, v.9, n.1, p.63-68, 1995.
SOUZA, C.R.B.C. et al. Quais comportamentos táticos de jogadores de futebol da categoria
sub-14 podem melhorar após 20 sessões de treino?. Revista Brasileira de Ciências do
Esporte, v. 36, n. 1, 2013.
TEOLDO, I.C. et al. O Teaching Games for Understanding (TGfU) como modelo de ensino
dos jogos desportivos coletivos. Revista palestra, v. 10, p. 69-77, 2010.
TERRA, D.V. O ensino crítico-participativo no contexto das disciplinas técnicodesportivas nos cursos de licenciatura em educação física: análise do impacto de um
projeto de ensino no handebol. 01/08/1996 128 f. Mestrado em Educação Física.
Universidade Gama Filho, Rio de Janeiro, 1996.
THOMAS, J.R.; NELSON, J.K..; SILVERMAN, S.J. Métodos de pesquisa em atividade
física. 6 ed. Porto Alegre: Artmed Editora, 2012.
UEZU, R. Análise das propostas e iniciativas da Confederação Brasileira de Handebol
para o aprimoramento profissional. 29/08/2014 114 f. Doutorado em Educação Física e
Esporte. Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014.
WERNER, P.; THORPE, R.; BUNKER, D. Teaching games for understanding: Evolution
of a model. Journal of Physical Education, Recreation & Dance, v.67, n.1, p.28-33,
1996.