Resumo

Este estudo insere-se na linha de Pesquisa Ensino Fundamental do Programa de PósGraduação em Educação Física, do curso de mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional, realizado pela Universidade de Pernambuco. A problemática que motivou esse estudo foi a decisão da Rede Municipal de Educação do Ipojuca/PE em construir, no ano de 2020, um currículo próprio para nortear seu ensino. Sendo assim, esta pesquisa se propôs a analisar os conteúdos presentes nos discursos de Professores de Educação Física de Ipojuca/PE acerca das concepções de corpo e das metodologias de ensino presentes nas suas práticas pedagógicas. Consideramos que essas concepções são fundantes para a construção desse currículo. Para isso, realizamos inúmeras leituras sobre os diversos tipos de concepções de corpo, sujeito, sociedade que influenciaram as diferentes propostas metodológicas, vistas ao longo da história, na construção da disciplina Educação Física no Brasil. Diante disso, elegemos como objetivo geral analisar os discursos dos Professores de Educação Física de Ipojuca/PE acerca das concepções de corpo e das metodologias de ensino presentes nas suas práticas pedagógicas. Os principais autores utilizados no estudo foram Gonçalves (1994), Ghiraldelli (1991), Coletivo De Autores (1992), Castellani (1988) Chiés (2004), Darido (2001; 2003; 2005; 2010; 2018) para fundamentar Concepção do Corpo na história da Educação Física. Neira (2011; 2018) e Silva (2010) como aportes teóricos ao estudo das Teorias de Currículo. Para alcançarmos os objetivos propostos, realizamos uma pesquisa com abordagem qualitativa. Os procedimentos metodológicos englobaram a leitura analítica bibliográfica e entrevistas semiestruturadas com cinco professores de Educação Física da Rede Municipal de Ipojuca/PE. A análise de dados foi realizada por meio da Análise de Conteúdo, em consonância com Bardin (2011). Conclui-se que a construção desse currículo deverá ser adequada às necessidades do município ipojucano como um todo. Para isso, é relevante considerar as concepções dos professores que compõe a Rede, uma vez que eles conhecem as particularidades do ensino, por estarem diretamente atuantes no processo. É importante destacar que para os professores os momentos de formação continuada podem ser utilizados para oportunizar estudos e debates sobre a temática, levando em consideração a troca de experiências e conhecimentos dos professores. 

Arquivo