Resumo
O presente trabalho teve como objetivo investigar como são planejados os conteúdos aplicados na Educação Física Escolar no 2º segmento do ensino fundamental (6º ao 9º ano) em escolas do ensino público e privado e se estes conteúdos são aplicados de forma significativa em relação a realidade do aluno. A investigação foi direcionada para compreender: a) a importância da Educação Física Escolar; b) a distribuição dos conteúdos; c) a influência da teória em sua prática pedagógica; d) a intensão em melhorar o ensino. Foi escolhida a metodologias qualitativa. Para a coleta de dados foram escolhidos sete professores com mais de dez anos de atuação na Educação Física Escolar, sendo quatro atuantes em escolar pertecentes ao estado do Rio de Janeiro, dois atuantes no município de São Gonçalo e um atuante em escolas privadas do município de São Gonçalo. Ao analisar os dados coletados percebi que os professores, realizam ações no seu cotidiano que aproximam seus conteúdos com a realidade do educando. Assim, a questão de abordar um conteúdo significativo, na visão dos entrevistados, fica pela intenção de propor aulas com atividades, reflexões, conceitos e sentidos que estejam presente no dia a dia, como copa do mundo, violência nas torcidas, uso de anabolizantes, inclusão, entre outros destacados na coleta de dados. Como uma análise final, compreendo que a aplicação desses conteúdos por parte dos professores que colaboraram com a pesquisa, demostram ter uma preocupação e um comprometimento com o processo educacional, deixando claro isso em suas falas no que se referem ao planejamento de atividades com o sentido de transmitir e produzir seus conhecimento significativos dentro do processo escolar. Concluo a pesquisa entendendo e definindo conteúdo significativo como a relação existente entre o conteúdo, a matéria e as ações práticas que professor desenvolve durante as aulas, com objetivo de contribuir com o desenvolvimento integral (motor, afetivo, cognitivo e social) do aluno, transmitindo conhecimentos que atendam a sua realidade, proporcionando a reflexão de conceitos, valores e convivência.