Resumo

Tratar de restrições nos leva a uma perspectiva teórica que permite compreender como os praticantes adquirem padrões de coordenação nos vários contextos esportivos (ARAUJO, 2005). É fundamental para o treinamento que se tenha um conhecimento acerca das restrições mais relevantes que atuam sobre o desempenho dos esportistas, possibilitando uma adequada fundamentação da proposta do trabalho da equipe técnica. No mundo do esporte, a questão da aplicação de referencias teóricos, é algo há muito desejado e perseguido, no entanto, nem sempre observamos a utilização de conhecimentos teóricos produzidos em pesquisas experimentais que promovam alterações suficientes e marcantes, ampliando o corpo de conhecimento das Ciências do Esporte. Este estudo busca localizar e a propor outras formas de trabalhar rotinas nos treinamentos esportivos, de experts e iniciantes dos esportes, em especial do Voleibol. Este objetivo não se restringe apenas nas questões relativas ao processo de ensinoaprendizagem, nem tão pouco aos treinamentos esportivos, mas avança, inclusive, para as instruções dadas pelos técnicos aos seus comandados, em momentos quaisquer da trajetória esportiva destes. Inova ao buscar aplicar o conceito de restrição diretamente numa modalidade esportiva de domínio internacional, o voleibol, ainda com poucas análises sistemáticas sobre o desempenho humano, em situação de competição.
 

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