Contextos sobre a conciliação entre esporte e estudos contribuições da Rede Ibero-americana sobre Dupla Carreira Esportiva
Por Felipe Rodrigues da Costa (Autor), Renato Francisco Rodrigues Marques Universidade de São Paulo (Autor).
Resumo
É com grande entusiasmo que apresentamos este dossiê sobre as contribuiçõesda Rede Ibero-americana sobre Dupla Carreira Esportivasobre contextos relacionados a diferentes países. Este conjunto de trabalhosreflete a crescente relevância de estudos sobre a dupla carreira acadêmica-esportiva, em particular no cenárioibero-americano, onde as complexidades da formação acadêmica e do desenvolvimento esportivo são frequentemente entrelaçadas.A Dupla Carreira Acadêmica-Esportiva tem se consolidado como um tema fundamental nas discussões sobre políticas esportivas e educacionais. Nos países ibero-americanos, em especial, a discussão sobre como conciliar a dedicação ao esporte e aos estudosé marcada por desafios únicosa estudantes-atletas, que envolvem tanto aspectos culturais, sociais, legais quanto institucionais.Este dossiê apresentauma seleção cuidadosa de artigos escritos por pesquisadores(as)e especialistas ibero-americanos(as), incluindo contribuições doBrasil, Uruguai, Perue Espanha. Na América Latina, a pesquisa sobre a dupla carreira acadêmica-esportivatem ganhado força, tanto no ambiente acadêmico, quanto no político, sobretudo no Brasil (Ricciet al., 2022). O estudo relativo ao contexto brasileironeste presente dossiê(Pires et al., 2024), intitulado A conciliação entre esporte e educação escolar no Brasil: uma revisão narrativa,apresentauma análiseda produção científicade caráter empírico neste país, refletindo sobretendências investigativas, avanços e desafios a serem superados. Por sua vez, o artigo relativo ao contexto do Uruguai (Vique Bonino etal., 2024), intitulado Tejiendo redes para la Carrera Dual en Uruguay,avança sobre os marcos conceituais sobre dupla carreirana literatura, o contexto legal e ações voltadas para a assistência às carreiras esportivasneste país. Os(as) autores(as) apresentamuma análise de fraquezas e forças que permitem o desenvolvimento da dupla carreira no cenário atual.