Integra

 Introdução: Um dos desafios para os professores de Educação Física escolar está na contextualização do conhecimento nas suas práticas pedagógicas. Verificamos na prática pedagógica diária, que a aprendizagem de muitos conteúdos apresentava resultados pouco satisfatórios, isto é, na avaliação, os alunos memorizavam o conteúdo ou reproduziam de forma mecânica os movimentos. Por meio da leitura de livros da Educação Física e da teoria da aprendizagem significativa, constatou-se a lacuna existente entre o conhecimento sistematizado e o conhecimento prévio dos alunos, suscitando, então, a necessidade de aprofundar essa discussão. Assim, procurou-se encontrar um caminho que permitisse articular o conteúdo, a metodologia e a avaliação a um modelo de aprendizagem que contribua para uma efetiva prática pedagógica, na qual o professor pudesse concentrar seus esforços nos elementos indispensáveis a uma boa aprendizagem. Nesta perspectiva, o modelo da Aprendizagem Significativa de Ausubel, baseado na psicologia, foi usado como fundamento teórico. Porém, esse modelo de aprendizagem deveria vincular-se às propostas da Educação Física, isto é, interagir com as produções da área, e, assim, manifestar as possibilidades de uma aprendizagem significativa na prática pedagógica. Na busca de uma análise dessa problemática, foi realizada um estudo de caso em duas escolas públicas estaduais do estado de São Paulo.

 Objetivo: Analisar a prática pedagógica de dois professores de Educação Física escolar na busca de que processo de ensino-aprendizagem os professores de Educação Física estão proporcionando.

Metodologia: O presente trabalho caracterizou-se como uma pesquisa qualitativa, com delineamento de estudo de caso. Foram sujeitos da pesquisa dois docentes da rede pública do Estado de São Paulo, denominados docente A e docente B, que ministram aulas na primeira série do Ensino Médio; bem como os alunos dessas séries, num total de 20 alunos, correspondendo a metade do total de alunos de cada série. Para a coleta de dados optou-se pela entrevista com os docentes e com os alunos por meio de roteiros semiestruturados e observações de aulas (dez aulas, cinco em cada escola).

 Resultado: No processo de ensino-aprendizagem o conteúdo, a disposição para aprender e os conhecimentos prévios dos alunos são de grande importância numa aprendizagem significativa. Assim, o entendimento sobre a disciplina pelo professor constituiu uma das categorias de análise, bem como os conhecimentos prévios dos alunos e a importância que dão para a Educação Física no contexto escolar. Verificou-se que os alunos apresentam ricas vivências fora do ambiente escolar e que consideravam a disciplina importante tanto na escola como em suas vidas. Porém, os professores não utilizam a valorização da Educação Física e os conhecimentos prévios dos alunos em suas aulas, apesar do esforço realizado pelos docentes no trabalho pedagógico. Também, constatou-se que grande parte das aulas (oito aulas) aconteceram no ambiente da sala de aula. Assim, chama-se atenção para o caráter prático da disciplina, ou, a relação equilibrada entre teoria e prática, isto é, entre as dimensões conceitual, procedimental e atitudinal do conhecimento. Considerações: Dessa forma, é necessário um exercício de reflexão sobre a prática pedagógica desses docentes com um olhar que extrapole a mera reprodução do conteúdo, e que favoreça a prática pedagógica do professor de Educação Física na busca de uma aprendizagem significativa.