Contextualizando o Ensino das Reações de Substituição Aromática Através dos Antidepressivos
Por Elaine Barbosa Souza (Autor), Marcia Valeria Gaspar (Autor).
Em VII Colóquio de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana
Resumo
Estudos apontam que uma das ferramentas mais utilizadas pelos docentes nas últimas décadas, sendo um dos meios mais eficazes na obtenção de resultados da aprendizagem significativa dos alunos, seria a contextualização. O objetivo deste trabalho foi apresentar o conteúdo de reações orgânicas de substituição nos hidrocarbonetos aromáticos, de forma contextualizada através dos medicamentos antidepressivos. Para a realização deste projeto utilizou-se o método descritivo e aplicado de campo, cujas fontes de informações foram a literatura pertinente. Para a pesquisa de campo, optou-se pela turma da 3ª série do Ensino Médio do Colégio Pio Décimo, localizado em Aracaju – SE. Na etapa final da metodologia, foi distribuída uma lista de exercícios com o objetivo de avaliar os resultados. No momento de aplicação do exercício avaliativo, ao se deparar com o assunto químico, os alunos apresentaram disponibilidade, para entender o conteúdo aplicado. Mesmo com pouca instrução do material curricular antecedente ao assunto que foi aplicado, a turma desenvolveu um ótimo resultado quando comparado às aulas tradicionais, com conteúdo e com a presença de fórmulas memorizáveis. Conclui-se que, ao criar um mecanismo que levou o aluno a pensar, foi extremamente importante para a concretização do ensino. Dessa forma, o tema escolhido para ser utilizado como contexto no desenvolvimento do conteúdo específico das reações orgânicas desta pesquisa, apresentou um resultado positivo. Além de despertar o interesse do discente pela aula, favoreceu uma ligação efetiva com a disciplina química estudada.