Resumo

Este artigo teve como objetivo analisar a Reforma do Ensino Médio, que inicialmente, entre outras medidas, eliminou a obrigatoriedade de algumas disciplinas, como a Educação Física. Esta libertação não é nova, já ocorreu na década de 1990, considerando as mudanças que o capitalismo tem vivido e que exige um modelo de formação humana, baseado na perspectiva das competências que, por sua vez, priorizem disciplinas que seriam mais centrais e necessárias. do que outros, para enfrentar tal projeto de formação. É neste contexto que procuramos situar ainda mais esta tentativa de eliminação da Educação Física da escola. Também foi feita uma análise das modificações que buscaram reverter a eliminação de sua obrigatoriedade, buscando mostrar que mesmo com a volta da obrigatoriedade da Educação Física e da Educação, elas estão em risco.

Referências

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Brasil (2001). Lei nº 10.328, de 12 de dezembro de 2001. Introduzir a palavra “obrigatório” após a expressão “curricular”, constante no § 3º do art. 26 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/LEIS_2001/L10328.htm

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