Resumo

A dança é um conhecimento que tem contribuído para a formação da humanidade ao longo dos séculos, estando presente na vida do ser humano em diversos momentos da sua vida, atribuindo sentidos e significados para as suas atividades. Neste trabalho apresentamos um panorama histórico da dança elucidando alguns dos mais importantes estudiosos que contribuíram para a transformação deste conhecimento. Realizamos a análise minuciosa de 5 dissertações disponíveis na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) com o objetivo de identificar a concepção e o trato da dança orientado por estes autores, assim como também as discussões relevantes. É um estudo de análise da produção do conhecimento. Nos baseamos no método do materialismo histórico-dialético para a orientação do nosso pensamento durante a realização desta pesquisa. Foi identificada uma predominância da concepção de dança numa visão artística, confrontando-a com o trato da dança pelos professores de educação física, ao mesmo tempo em que defendem a inserção dos licenciados em dança ambiente escolar. Este trabalho vem contribuir com aos estudos em dança na área de educação física em dança sem a intenção de sacrificar uma disciplina para justificar a outra.

Acessar Arquivo