Resumo

O presente estudo tem como objeto a formação de professores de Educação Física, e em especial os nexos e relações das pedagogias do “aprender a aprender” com as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Física. Nossa pesquisa compõe o conjunto de estudos do grupo LEPEL e se insere no embate de projetos que direcionam a formação de professores, e consequentemente a formação das novas e futuras gerações da classe trabalhadora através da educação na escola pública. Trata-se de uma análise documental que objetivou contribuir teoricamente para a formação humana a partir da crítica à concepção pedagógica presente nas diretrizes que orientam a formação de professores de Educação Física – resolução CNE/CP nº. 01, de 18 de fevereiro de 2002 e a resolução nº 07, de 31 de março de 2004. Assim, nossa investigação se deu sob a seguinte pergunta síntese: quais os nexos e relações entre as pedagogias do “aprender a aprender” e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Física? A hipótese por nós levantada apontou para a presença de pedagogias que compõe o lema pedagógico do “aprender a aprender” nas legislações que direcionam a formação de professores de Educação Física. Nosso estudo se desenvolveu a partir da técnica de análise de conteúdo, guiado pelo materialismo histórico e dialético, onde buscamos evidenciar as contradições e mediações presentes no objeto o que nos possibilitou identificar a concepção pedagógica e o projeto histórico presente nas diretrizes. Constatamos que a legislação oficial para a formação de professores de Educação Física – DCNFP e DCNEF – expressam regularidades no que tange a teoria pedagógica, apresentando a pedagogia das competências como norteadora dos cursos de formação de professores. A pedagogia das competências tem por objetivo reproduzir a base valorativa do modo de produção capitalista e levar o aluno a desenvolver competências e habilidades para se adaptar às exigências da sociedade capitalistas e suas mudanças constantes.

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