Resumo

Para equacionar e discutir cientificamente a problemática da atividade motorica é conveniente começar pela pesquisa da evolução histórica de seu estudo a fim de evidenciar o equivocodaqueles que confundiam atividade motora com atividade motórica, do que resultou um reducionismo ilusório e , via de consequência, um conceito especioso de aprendizagemde movimentos didaticamente orientados - objeto específico dos experimentos de treino e, até mesmo, da própria competição desportiva. A revisão deste enfoque aátomo-fisiológico norteou naturalmente o estudo para aprofundamento nos fundamentos científicos da aprendizagem desportiva - fenômeno psicossomático - cuja compreensão está baseada na teoria da coalescência neuro-psicológica, na teoria engramática da aprendizagem e na teoria molecular da informação. Durante a dissertação deu-se ênfase ao fenômeno de dis-adaptação agonística e suas consequências. Estes enfoques serviram para mostrar que o conhecimento empírico funcionou durante séculos como fonte de uma tecnologia rotineira a qual não exigia senão uma aprendizagem imitativa e repetitiva. O progresso de que se têm beneficiado os estabelecimentos de ensino dedicados à formação de professores de educação física, só prosperou com a cooperação vinda de outras áreas, principalmente da neurologia e da psicologia.

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