Resumo

A Tese “Contribuição da Disciplina Educação Física à Formação Profissional dos Estudantes da Universidade Federal de Ouro Preto” nos apresenta uma problemática pouco tratada na bibliografia pedagógica, mas de grande significação desde os tempos remotos, pois é bem conhecida a máxima “Mens sana in corpore sano”, que nos indica o estreito vínculo que existe entre o intelectual e o físico no desenvolvimento da personalidade.
Na investigação realiza-se uma análise da evolução da educação Física no Brasil, abordando especificamente o aspecto histórico da sua inclusão como disciplina nas universidades desse país; assim como assinalam suas potencialidades educativas no nível superior. Abordam os conceitos essenciais deste estudo (formação profissional, perfil profissional, enfoque profissional), suas definições e relações mutuas.
Realiza-se um diagnóstico da situação da Educação Física e da educação superior brasileira sobre a base de análise de resultados de questionários e entrevistas aplicados à alunos de diferentes cursos da UFOP, a professores de diferentes universidades e à dirigentes de órgãos responsabilizados pela direção da Educação Física no nível nacional. Como resultado do diagnóstico entre outros aspectos constatou-se a contradição entre a pouca prioridade que se dá ao ensino da Educação Física na educação superior brasileira por parte dos diretores universitários e a grande importância que dão a essa disciplina, os professores e estudantes, fundamentalmente no referente ao condicionamento físico e também a sua contribuição à formação profissional dos estudantes.
Na investigação propõe-se uma estratégia geral para elaboração de um sistema de atividades físicas no ensino da Educação Física que atendendo as particularidades de cada profissão, contribua com a formação profissional dos alunos da Universidade Federal de Ouro Preto, apresente-se sua estrutura e as possibilidades práticas de sua utilização no curso de Engenharia Geológica da UFOP.
A investigação como aporte teórico, oferece uma sistematização dos elementos teóricos que permitem a fundamentação do caminho para elaboração da proposta das atividades físicas com enfoque profissional e como aporte prático, propõe-se um sistema de atividades físicas com enfoque profissional para o ensino da Educação Física dirigido a formação dos estudantes da Universidade Federal de Ouro Preto, que responda uma necessidade da prática profissional, e possa ser incorporada pelos docentes aos currículos dos diferentes cursos da UFOP.