Resumo

Este trabalho teve por objetivo avaliar o Quociente de Inteligência (QI) de crianças, assim como verificar a contribuição da atividade física no desenvolvimento do potencial intelectual des sas•crianças. Para tanto foram avaliadas 42 crianças per tencentes ã 19 série do primeiro grau, de duas es colas da rede pública de ensino de São Paulo, ca idade variando de 81 a 101 meses. O grupo I( GC ) com 26 crianças não realizava aulas regulares de educação física, apenas um período de recreio com atividades orientada pela professora de classe. O grupo II (GE) com 16 crianças, contava com aulas regulares de educação física 3 vezes por semana e foi submetido a uma programação especial de educa ção física durante um período de 3 meses. Ambos os grupos foram submetidos ao teste da figura humana antes do grupo experimental ser su bmetido á programação especial. O teste proposto por Goodnough, além de avaliar QI, possibilita a sondagem do esquema corporal e ainda uma analise psicológica da criança. Os resultados de QI obtidos por ambos osgru pos antes da programação especial de educação fr sita foram os seguintes: 
GC GE N=26 N=16 106 116 Após a aplicação do reteste os dados serão analisados e discutidos através do teste "t" de Student para verificarmos a ocorrencia de diferen ças significativas ou não entre os grupos na va riável I 

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