Resumo

A preocupação em resgatar as origens do ensino metódico da Educação Física no Brasil eleva a importância das pesquisas históricas e valoriza as instituições e entidades docentes responsáveis por essa evolução. O objetivo deste trabalho foi avaliar as contribuições da Escola de Educação Física do Exército (EsEFEx) para a formação profissional de civis. A metodologia utilizada foi uma análise documental feita em livros, revistas, artigos, palestras e registros históricos da EsEFEx. Os resultados encontrados foram: a) Por iniciativa de Fernando de Azevedo, desde 1929, a EsEFEx formou turmas com integrantes civis; b) Pode-se destacar entre os 342 civis formados até hoje na Escola alguns exemplos da aplicabilidade direta dos conhecimentos adquiridos como a fundação do Centro Regional de Educação Física de Minas Gerais, por Sylvio J. Raso, o comando técnico da seleção brasileira de vôlei com Bebeto de Freitas e ainda atletas destacados como Adhemar Ferreira da Silva, José Telles da Conceição e Maria Lenk; c) Não só ministrando cursos a EsEFEx contribuiu perante a sociedade, uma vez que diversos instrutores militares foram responsáveis pela disseminação deste ensino em estabelecimentos civis. Como marco, em 1939, foi criada a Escola Nacional de Educação Física e Desportos atual Escola de Educação Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Face aos resultados encontrados, concluiuse que a EsEFEx teve relevante contribuição para a formação profissional de civis durante toda sua história e importante papel na difusão e irradiação da Educação Física no meio civil.

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