Resumo

A Escola de Tempo Integral (ETI) Vocacionada ao Esporte Professor Elidio Murcelli Filho tem como grade de ensino a base comum curricular e na parte diversificada a prática esportiva em que os estudantes tem 8 (oito) opções para se matricular em um dos esportes. Sendo assim, a escola recebe todos os tipos de discentes com ou sem deficiência que ficam mais tempo na escola e praticam um esporte na parte diversificada .Objetivos: Refletir sobre a pratica da inclusão em ETI vocacionada ao esporte e relatar a importância da pratica esportiva na vida do estudante com deficiência. Referencial teórico: Para essa inclusão se efetivar, há a necessidade da superação do ainda presente caráter de treinamento esportivo das habilidades, que mostrou ser prejudicial à inclusão, para dar lugar à vivência e construção de conhecimentos sobre os diversos conteúdos de forma lúdica – fator estimulador do processo inclusivo.(LOPES DE CARVALHO; FERREIRA DE ARAÚJO, 2018).Ainda segundo Ribeiro, para ofertar uma educação de qualidade para todos, inclusive para as pessoas deficiente, a escola precisa se estruturar, reorganizar seu funcionamento, metodologia e recursos pedagógicos e, trabalhar principalmente, com conscientização e capacitação dos profissionais para que a realidade funcione (2009). Materiais e métodos: A proposta desta pesquisa é fazer uma abordagem qualitativa e de caráter exploratório,descrito realizando um estudos bibliográficos. Resultados e Discussão: A escola vocacionada ao esporte que tem a prática interdisciplinar entre sala de aula e esporte, visando a prática esportiva em uma das modalidades ofertada na grade curricular tem como objetivo contribuir com desenvolvimento integral dos estudantes. Em cada uma das modalidades tem alunos com laudos de deficiência intelectual ou sem laudos e que estão em processo de investigação por especialista qualificados. Na proposta de inclusão destes alunos que tem suas especificidades, elaboramos estratégias pedagógicas e metodologias que valorizem as habilidades e competências de todos os alunos envolvidos no processo utilizando método parcial objetivando a repetição dos fundamentos da modalidade esportiva e o método global a onde aprende jogando. Para tal, é feita uma aula teórica, expositiva, demonstrativa e prática onde os estudantes praticam de acordo com que conseguem. Conclusão: Considera-se que o processo de inclusão de pessoas com deficiência não seja uma tarefa fácil,pois deparamos com falta de formações especificas no processo de ensino e aprendizagem do professor,assim como, a atividades que devemos adptar, reorganizar para que os alunos que apresentam dificuldades possam realizar com os demais. Contudo, observamos que ETI vocacionada ao esporte oportunizou uma maior e melhor interação entre estudantes deficientes, estudantes e educadores e ainda percebermos um desenvolvimento e melhora motora dos estudantes durante a prática esportiva mesmo com suas especificidades.

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