Resumo

INTRODUÇÃO: O presente estudo versa sobre o Estágio Curricular Supervisionado, temática conhecida no ambiente acadêmico, principalmente nas licenciaturas. Compreendendo que a intervenção docente não é fruto só da articulação dos conhecimentos adquiridos ao longo do curso, como também do sentimento de estar apto para tal ação.
OBJETIVO: Investigar a contribuição do Estágio Curricular Supervisionado em Educação Especial em relação à Autopercepção de Competência Profissional.
MÉTODOS: A amostra do estudo foi composta por 40 estudantes do curso de Educação Física – Licenciatura de uma Universidade no norte do estado do Paraná, a pesquisa foi do tipo descritiva com corte transversal e análise quantitativa, os instrumentos de coleta de dados utilizados foram: Questionário Sociodemográfico e Escala de Autopercepção de Competência Profissional em Educação Física e Desportos. Na descrição dos resultados utilizou-se mediana (Md), intervalo interquartil (Q1-Q3), frequência absoluta (n) e relativa (%). Para analisar as dimensões de conhecimentos e habilidades empregaram-se os testes de Kruskal Wallis, comparação múltipla de Dunn, para a análise multivariada dos dados foi utilizada a Análise de Cluster, foi obedecido o nível de significância de 95,0% (p<0,05).
RESULTADOS: Os resultados evidenciam que após a realização do estágio houve uma ascensão na autopercepção de competência profissional de 25,0% da amostra, 20,0% apresentaram declínio, e 55,0% dos participantes não evidenciaram alteração da autopercepção.
CONCLUSÃO: Conclui-se que se faz necessário rever as práticas do Estágio Curricular Supervisionado em Educação Especial do curso de Educação Física, Habilitação Licenciatura da referida Universidade no intuito de potencializar a formação dos futuros docentes.

Acessar