Contribuição de Indicadores de Fadiga Localizada Para a Instauração da Fadiga Generalizada Durante os Exercícios com Pesos
Por Lúcio Flavio Soares Caldeira (Autor), Ewerton Rodrigo Gassi (Autor), Eduardo Bodnairuc Fontes (Autor), Gustavo Neri Tassi (Autor).
Em IX Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa
Resumo
O desempenho físico vem sendo intensamente estudado por vários pesquisadores na buscado rendimento máximo. Entretanto, a grande dificuldade encontrada continua sendo desvendar os mecanismos geradores de fadiga, respon sáveis pela queda do desempenho físico em tarefas de diferentes naturezas. Assim, o objetivo do presente estudo foi analisar a contribuição da fadiga localizada para a instauração da fadiga generalizada.durante um protocolo de exercícios com pesos até a exaustão. Dezesseis homens(24,9 ± 4,0 anos) participaram voluntariamente do estudo. Três exercícios foram empregados para a avaliação da fadiga localizada nos diferentes segmentos corporais: supino em banco horizontal (tronco - IFTR), agachamento (membros inferiores - IF MI) e rosca direta de bíceps (membros superiores - IF MS). O protocolo constou de quatro séries, a 80% de 1-RM, até a exaustão, em cada exercício. O índice de fadiga foi calculado de acordo com os procedimentos descritos por SFORZO iTOUEY (1996).