Contribuições da Competição de Tênis na Educação e Formação de Crianças
Por Gabriel Henrique Treter Gonçalves (Autor), Roberto Tierling Klering (Autor), Hannah Aires (Autor), Carlos Adelar Abaide Balbinotti (Autor).
Em Journal of Physical Education (Até 2016 Revista da Educação Física - UEM) v. 27, n 1, 2016. Da página 1 a 14
Resumo
Este estudo trata da competição de tênis infantil e sua relação com a educação e formação de crianças. O estudo se justifica pelo fato do tênis ser um esporte que culturalmente valoriza aspectos morais e éticos e por ter recentemente alterado suas regras para competições infantis. O objetivo geral do estudo é descrever e explorar o atual modelo competitivo de tênis das categorias até 10 anos quanto aos seus aspectos educativos e de formação pessoal, segundo a opinião de especialistas. Foram entrevistados onze treinadores de tênis com experiência na área e os resultados indicaram uma importante evolução com relação ao modelo competitivo anterior. No entanto, algumas adequações ainda parecem necessárias. As principais seriam: novas modalidades competitivas, tornando o esporte mais inclusivo e educativo; maior valorização do empenho, consequentemente menor foco no resultado; e maior número de participações competitivas, podendo-se alterar formatos competitivos e calendário.