Resumo

Esta pesquisa teve por objetivo organizar e desenvolver com professores de Educação Física da Rede Estadual de Ensino do Mato Grosso uma proposta de formação continuada, apresentando assim, alternativas para melhoria de suas práticas pedagógicas na escola. Especificamente: identificar as principais dificuldades relacionadas à prática pedagógica relatadas por professores de Educação Física atuantes na rede pública de ensino do Estado de Mato Grosso; e identificar quais as necessidades de professores de Educação Física referentes à formação continuada. A metodologia segue uma abordagem qualitativa, de caráter descritivo e do tipo investigação-ação. A amostra conta com 7 professores de Educação Física que atuam na Rede Estadual do Ensino de Mato Grosso, contratados ou efetivos, lotados no município de Barra do Garças. Foram realizados 13 encontros com os professores de fevereiro à junho de 2015, com a proposta de debater sobre a sua prática pedagógica. Para coleta de dados utilizamos equipamentos para registro fotográfico, de vídeo e áudio dos encontros, e ainda, anotações do caderno de campo. Os resultados apontam para uma satisfação dos professores no que se refere ao desenvolvimento das atividades formativas propostas. Dentre as dificuldades apresentadas pelos professores ao longo dos encontros destacaram-se a falta de material e estrutura física em algumas escolas, o desinteresse dos alunos nas aulas, a ausência de um planejamento curricular anual a ser seguido, e a dificuldade em trabalhar alguns conteúdos específicos tais como, dança, esporte de aventuras, lutas e capoeira. Sobre as suas necessidades formativas os professores apontaram para a importância de desenvolvimento de ações de formação sobre conhecimentos mais específicos da Educação Física e conectadas à sua realidade com estudos de suas práticas, dificuldades e planejamentos. Este processo formativo com os professores de Educação Física mostrou que a formação continuada que coloca o docente no centro do processo e sua prática pedagógica como eixo norteador das discussões tem mais sucesso e eficácia para o professor. As dificuldade e necessidades dos professores estão diretamente relacionadas à sua prática pedagógica e precisam ser consideradas no momento do planejamento das práticas de formação continuada de professores de Educação Física.

Acessar Arquivo