Contribuições da Leitura Dialógica Para a Formação do Leitor
Por éverton Madaleno Batisteti (Autor), Fábio Ricardo Mizuno Lemos (Autor), Roseli Rodrigues de Mello (Autor).
Resumo
Este ensaio busca contribuir para o processo de ensino e aprendizagem da leitura. Objetiva-se aqui discutir concepções de leitura recorrentes na literatura acadêmica e evidenciar a concepção dialógica da leitura, relacionando-a com a Teoria da Aprendizagem Dialógica, que é uma forma de conceber a aprendizagem e as interações nela envolvidas, enfatizando o papel do diálogo nos processos de ensino e aprendizagem voltados à transformação da realidade. Tal teoria suscitou práticas bem sucedidas em diferentes contextos (Atuações Educativas de Êxito), sendo a Tertúlia Dialógica uma prática de leitura coletiva com potencial de unir diferentes concepções de leitura a partir da concepção da leitura dialógica (encontro entre pessoas para compartilhar reflexões, destaques e comentários acerca de uma obra).
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