Contribuições do Grupo de Pesquisa Luce – Ludicidade, Cultura e Educação Para a Produção do Conhecimento Sobre o Lazer
Por Juliara Lopes da Fonseca (Autor), Eduardo Penna de Sá (Autor).
Resumo
O lazer é um campo de estudo interdisciplinar, atributo que amplifica e potencializa os debates sobre esse tema. A construção do saber acadêmico encontra nas Instituições de Ensino Superior um berçário para novas ideias e pontos de vista, sistematizados através dos temas estudados por grupos de pesquisa. Este artigo apresenta um mapeamento da produção de conhecimento realizada pelo grupo de pesquisa Ludicidade, Cultura e Educação - LUCE/UFMG. A metodologia escolhida foi tipo descritiva, utilizando instrumentos quanti-qualitativos, a fim de identificar e mensurar as principais temáticas de interesse nas produções do grupo, dentro do quadriênio 2014-2017. Os resultados apresentam as principais características e contribuições do grupo, que traz a ludicidade como peça-chave em suas publicações, ampliando as discussões sobre o lazer em vários territórios, especialmente no contexto latino-americano.
Downloads
Referências
ADORNO, T. W.; HORKHEIMER, M. Dialética do esclarecimento: fragmentos filosóficos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1985.
ANDER-EGG, E. Técnicas de investigación social. Editora Lumen, 2013.
BICKEL, M. C. P. O Serviço Social do Comércio e a produção de conhecimentos sobre o lazer no Brasil: década de 1970. 2013. Dissertação (Mestrado) - UFMG/EEFFTO, Belo Horizonte, 2013.
CNPQ. Diretórios dos grupos de pesquisa no Brasil. Lattes. Disponível em: http://lattes.cnpq.br/web/dgp/faq?p_p_id=54_INSTANCE_39Zlb9kA3d0e&p_p_lifecycle=0&p_p_state=normal&p_p_mode=view&p_p_col_id=column-3&p_p_col_count=1&_54_INSTANCE_39Zlb9kA3d0e_struts_action=%2Fwiki_display%2Fview&_54_INSTANCE_39Zlb9kA3d0e_nodeName=Main&_54_INSTANCE_39Zlb9kA3d0e_title=G01.+O+que+%C3%A9%20um+grupo+de+pesquisa%3F+Como+saber+se+as+atividades+desenvolvidas+por+um+conjunto+de+pesquisadores+constituem+um+grupo+de+pesquisa%3F . Acesso em 02 jun. 2017.
CNPQ. Diretórios dos grupos de pesquisa no Brasil. Lattes. Grupo de pesquisa LUCE - Ludicidade, Cultura e Educação. Disponível em: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1712454786501131 . Acesso em 13 jun. 2017.
DUMAZEDIER, Joffre. Sociologia empírica do lazer. São Paulo: Perspectiva, 1973.
FERREIRA, A. Lazer operário: um estudo de organização social das cidades. Salvador: Livraria Progresso, 1959.
GOMES, C. L. Significados de recreação e lazer no Brasil: reflexões a partir da análise de experiências institucionais (1926 – 1964). 2003. Tese (Doutorado) - UFMG/FAE, Belo Horizonte 2003.
______. Dicionário Crítico do lazer. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2004.
______. Estudos do lazer e geopolítica do conhecimento. Licere. Belo Horizonte, v. 14, 2011.
______. Lazer como necessidade humana e dimensão da cultura. Revista Brasileira de Estudos do Lazer. Belo Horizonte, v. 1, n.1, p. 3-20, 2014.
ISAYAMA, H.F; SOUSA, A.P.T. Lazer e educação física: análise dos grupos de pesquisa em lazer cadastrados na plataforma LATTES do CNPQ. Buenos Aires, Revista Digital, Ano 11, nº 99, 2006.
LAFARGUE, P. O direito à preguiça. São Paulo: Hucitec, 1999.
LEFEBVRE, H. O direito à cidade. São Paulo: Moraes, 1991.
MARCELLINO, N. C. Contribuições de autores clássicos modernos e contemporâneos para os estudos do lazer. Licere, Belo Horizonte, v.13, n.4, dez/2010.
MEDEIROS, E. B. O lazer no planejamento urbano. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1971.
PEIXOTO, E. Levantamento do estado da arte nos estudos do lazer: (Brasil) Séculos XX e XXI – alguns apontamentos. Educ. Soc., Campinas, v.28, n. 99, p. 561-586, maio/ago. 2007. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v28n99/a14v2899.pd . Acesso em: 22 Jun 2017.
RIESMAN, D. A multidão solitária. São Paulo: Perspectiva, 1975.
RUSSEL, B. My philosophical development. 2. ed. London: Routledge, 1995.
SANTOS, B. S. Introdução a uma ciência pós-moderna. Rio de Janeiro: Graal, 1989.
______. Um discurso sobre as ciências. 16. ed. Porto: B. Sousa Santos e Edições Afrontamento, 2010. 59p.
SOUSA, P. R. Manual para Concepção e Desenvolvimento de Projetos Aplicativos: Metodologia. Belo Horizonte: FDC, 2016.
SUSSEKIND, Arnaldo. Trabalho e Recreação. Rio de Janeiro: Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio, 1946.
WERNECK, Christianne L.G. Trajetória do primeiro Centro de Estudos de Lazer no Brasil (1973-1978): Conversando com Andréa Bonow. Licere. Belo Horizonte, v. 5. n. 1, p. 127-133, 2002.