Resumo

INTRODUÇÃO

Este trabalho é resultado de uma pesquisa realizada em caráter monográfico, no curso de licenciatura em Educação Física da Universidade Federal de Sergipe (UFS). A Educação Física (EF) brasileira nos últimos tempos tem promovido grandes discussões acerca da temática da formação docente. Dentro da problemática da formação profissional do professor de EF, temos ainda como vertente as dificuldades do exercício da docência presente no dia a dia dos professores, não apenas da EF, mas de todas as outras disciplinas da grade curricular da educação básica, nesse sentido o PIBID – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência foi criado para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica. Destarte, as diferentes licenciaturas abraçaram a causa, a exemplo do curso de EF da Universidade Federal de Sergipe. O subprojeto Educação Física PIBID/UFS, procura definir uma nova configuração do profissional docente desta área. Segundo Santos et al. (2008) a EF como componente curricular exige um novo pensar e um novo agir de seus professores, no intuito de dar sentido às práticas pedagógicas e às aprendizagens delas decorrentes. Com base nessas perspectivas este estudo teve por objetivo Identificar as contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) na formação inicial docente nos dizeres dos bolsistas do Subprojeto Educação Física da Universidade Federal de Sergipe que participaram no período de 2014 à 2015. Nosso estímulo à pesquisa se faz, por se tratar de um programa que tem em seus objetivos oportunizar melhor a formação dos futuros professores da educação básica.

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