Resumo

Nosso objetivo principal foi investigar como os docentes de educação física escolar, da Secretaria Municipal de Educação e Esportes, do Município de Petrópolis, entendem e abordam as temáticas ligadas ao desenvolvimento sustentável nas suas aulas. Especificamente, procuramos: a) Analisar a importância dada pelos docentes aos temas transversais dos Parâmetros Curriculares Nacionais, especificamente o tema meio ambiente; b) Identificar os conhecimentos que esses docentes têm sobre educação ambiental, desenvolvimento sustentável e educação para o desenvolvimento sustentável; c) Discriminar junto aos docentes a realização de projetos interdisciplinares e quais conteúdos no ensino da EFE podem se aliar a educação ambiental ou à educação para o desenvolvimento sustentável. Esta pesquisa teve uma abordagem metodológica quanti-qualitativa. Como contexto, foi utilizado o município de Petrópolis, tendo como participantes os docentes de educação física escolar da rede municipal. Todos foram convidados a responder um questionário, e, em seguida, nove docentes foram entrevistados. Nossa intenção foi a de fornecer subsídios aos docentes de educação física escolar para desenvolver novos conteúdos em suas aulas trabalhando com a Educação Ambiental e a Educação para o Desenvolvimento Sustentável. Os resultados apontaram que os docentes dão pouca importância ao tema meio ambiente, mas acham essencial relacionar os temas transversais com os conteúdos ministrados em aula. O tema meio ambiente, na visão dos docentes, está relacionado à preservação, fonte de interação, podendo envolver tudo que esta a nossa volta. Quanto aos significados da Educação Ambiental, do Desenvolvimento Sustentável e da Educação para o Desenvolvimento Sustentável disseram que procuram desenvolver ações parecidas. Apontaram também para a importância da interdisciplinaridade no Projeto Político Pedagógico da escola, dizendo ser possível a adaptação de conteúdos da Educação Física Escolar para abordar as problemáticas ambientais. Consideramos que a EFE pode envolver o tema meio ambiente através dos temas transversais utilizando os esportes na natureza, a educação olímpica e a modificação de jogos e regras. Desta forma nossa pesquisa aponta a necessidade de serem realizados estudos futuros ampliando o enfoque da temática meio ambiente nas aulas.
 

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