Resumo

Os jogos cooperativos possibilitam ao aluno a sua inclusão social, a sua motivação e o seu aprendizado aos elementos básicos de formação do indivíduo. Neste sentido, o objetivo deste estudo foi descrever as contribuições dos jogos cooperativos na Educação Física escolar. Utilizou-se como metodologia um estudo de revisão integrativa em artigos publicados nas bases de dados Lilacs, SciELO, DOAJ e Dialnet no período de 2006 a 2020, disponíveis em meio online no idioma português e espanhol através das combinações dos descritores exatos e sinônimos pelos termos “jogos cooperativos” e “educação física”. Foram encontrados 20 artigos e, após a aplicação dos filtros e os critérios de inclusão/exclusão foram selecionados oito artigos para a amostra final. Verificou-se que a aplicação dos jogos cooperativos nas ações didático-pedagógicas dos docentes possui diversas vantagens, como diminuir a evasão dos alunos nas aulas de educação física, reduzir a falta de interesse na participação, bem como a inclusão dos alunos com os demais colegas. Apesar dos jogos cooperativos serem aplicados nas aulas de Educação Física, salienta-se a importância de agregar este conteúdo na grade curricular do componente para que os valores como a solidariedade, o respeito mútuo e o trabalho em equipe sejam constantemente reforçados durante as aulas e possam ser transferidos para a vida social, o que denota sua contribuição no comportamento individual e coletivo dos alunos.

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