Resumo

Mestres e Doutores em Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Física no Brasil contribui para atuação dos docentes de Ensino Superior nos cursos de formação de professores de Educação Física de forma que os mesmos possam interferir na preparação específica para essa atuação profissional e, por conseqüência, contribuam para a formação de profissionais que pensem, discutam, reflitam e atuem na sociedade a partir do entendimento do ser humano numa dimensão holística, integralizada e não fragmentada. Para tanto, em um primeiro momento, ocorreu nesta pesquisa descritiva, uma revisão literária sobre os modelos de Universidade existentes e como os mesmos se caracterizam e interferem na compreensão da concepção de ser humano e de sociedade que os profissionais adquirem, bem como o surgimento da Universidade no Brasil, possibilitando o entendimento do estágio de desenvolvimento existente em nosso país, procurando situar como surgiram as primeiras manifestações de Formação Profissional em Educação Física. Discute-se ainda a problemática da especialização e fragmentação do conhecimento na atualidade expressas no Ensino Superior brasileiro e as crises que derivam dessa questão. São apresentados os pressupostos de organização e administração do Ensino Superior e o compromisso das Instituições Superiores com a preparação de profissionais para o mercado de trabalho, em específico para a atuação como professor junto ao processo do Ensino Formal que ocorre na Educação Básica. Por fim, discute-se a formação professores para atuar no Ensino Superior, apontando a necessidade de formar formadores e, posteriormente, são destacadas as principais características encontradas no cenário atual na formação de professores para o Ensino Superior na área da Educação Física. O universo de pesquisa abrange os Programas de Pós- Graduação Stricto Sensu em Educação Física no Brasil que conferiram titulação nos últimos cinco anos. A pesquisa envolve a coleta de dados dos objetivos/ finalidades dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Física, além de questionários aplicados aos sujeitos da pesquisa: alunos egressos desses Programas, tanto objetivos/ finalidades como as respostas do questionário foram submetidos à técnica de análise de conteúdo. Vale ressaltar que os egressos foram definidos pela amostragem estratificada proporcional. De posse desses dados realizou-se o confronto das informações coletadas com a finalidade de identificar a correspondência entre as informações obtidas nos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Física com a área em que esses docentes atuam, de maneira a promover agregação de conhecimentos, que proporcionem a melhoria do exercício da docência no Ensino Superior na formação de professores. Constata-se que os Programas Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Física, em sua maioria, declaram a partir de seus objetivos, que buscam produzir pesquisa e formar docentes para o Ensino Superior, porém os egressos desses Programas afirmam que organização desses cursos prioriza, no desenvolvimento de suas ações, a busca pela produtividade científica em detrimento a formação para docência no Ensino Superior, oferecendo poucas oportunidades, muitas vezes de forma isolada, esporádica e pouco discutida, refletida e aprofundada para o exercício docente o que acaba comprometendo o processo formativo desses profissionais e, conseqüentemente, a formação dos futuros professores de Educação Física que serão alunos desses professores. Entende-se que esses problemas sejam fruto do processo avaliativo pelo qual os Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Física passam, exigindo esforços no sentido da produtividade científica, relegando a um segundo plano a formação docente. Sugere-se assim, que se repense ou sejam elaboradas formas de avaliação diversificadas, garantindo o bom desenvolvimento de cada segmento dos Programas. Por fim, faz-se necessário e urgente redimensionar a dinâmica desses Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Física, com vistas a garantir avanços no campo da formação docente, o que pode ocorrer com a execução de um planejamento que ofereça e desenvolva áreas de concentração e linhas de pesquisa específicas para o estudo, análise e construção de conhecimentos que proporcionem a qualificação de futuros docentes para o ensino nos cursos de formação de professores de Educação Física na Educação Básica.

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