Resumo

ste estudo teve como objetivo analisar as contribuições e desafios da atuação do profissional de Educação Física no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) do Recife. Estudo transversal, descritivo, de abordagem quantitativa e qualitativa. A população do estudo foi composta por profissionais dos CAPS e do Programa Academia da Cidade (PAC) que atuavam nesses Centros, a coleta de dados ocorreu por meio de questionários autoaplicado, sendo aplicados nos 17 CAPS e nos polos do PAC a partir de visita pré-agenda nesses locais. As variáveis analisadas foram: sociodemográfico, formação inicial e permanente, além de aspectos sobre a integração entre esses dois serviços de saúde. A tabulação dos dados foi efetuada no programa EpiData Entry v.3.1, para análise dos dados quantitativos foi utilizado o SPSS v. 10.0, resultados apresentados em frequências relativas e absolutas e para análise qualitativa, utilizou-se a técnica de Análise de Conteúdo. Participaram do estudo 115 profissionais do CAPS e 24 do PAC, para os dois grupos de profissionais estudados, mais da metade atribuiu ser muito importante a intervenção do PAC no CAPS para os usuários. Porém, consideraram a integração desses serviços regular e ruim, aspectos que foram reforçados na análise das questões qualitativas. Conclui-se que existem contribuições na atuação do profissional de Educação Física nos CAPS, que essas se relacionam tanto com benefícios para os usuários como para o trabalho em equipe desses serviços, por outro lado questões estruturais e de processo de trabalho foram encontrados como desafios para que essa atuação seja mais qualificada e integrada

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