Resumo

Muitos estudos em áreas como a atividade física e saúde e aprendizagem motora, apresentam delineamentos de pesquisa bastante limitados a modelos matemáticos de descrição e interpretação da realidade, desconsiderando ou pouco analisando categorias de investigação vinculadas ao histórico sócio - cultural e emocional dos envolvidos nas pesquisas. Não é raro encontrar estudos que exploram aspectos quantitativos da vida das pessoas como quantidade de exercícios, de cigarros fumados, de ingestão de álcool, por exemplo. A descrição de freqüências ocupa lugar destacado em detrimento dos significados subjetivos de determinados comportamentos que raramente se mostram de forma direta. O objetivo deste estudo foi analisar criticamente os pressupostos epistemolôgicos que permeiam alguns estudos nestas áreas, e principalmente apontar fundamentos epistemolôgicos que possibilitem uma compreensão ampla dos fenômenos pesquisados. Este foi um estudo documental e descritivo - interpretativo, com abordagem qualitativa. Após uma revisão da literatura, procedemos uma análise das bases epistemológicas subjacentes as pesquisas e apontamos alguns princípios básicos que podem nortear investigações nestas áreas, ao se pretender atingir conhecimentos profundos sobre a subjetividade dos envolvidos. Consideramos que: As pessoas ao se desenvolver na sociedade, fazem história e são fruto desta. Portanto, ao serem investigadas, não abandonam esta dimensão histórico - cultural, necessitando serem compreendidas neste âmbito ; Os valores e as emoções são aspectos importantíssimos no comportamento humano, não dissociados dos hábitos diários de vida, nem das aprendizagens; É fundamental reconhecer nossa americalatinidade bem como nossa ecologia; A recorrência como recurso em entrevistas possibilita validade e segurança desejáveis, quanto aos conhecimentos obtidos na pesquisa.