Contribuições Para a Sistematização da Prática Pedagógica na Educação Infantil
Por Lígia Márcia Martins (Autor), Ana Carolina Galvão Marsiglia (Autor).
Em Cadernos de Formação RBCE v. 6, n 1, 2015. Da página 15 a 26
Resumo
O artigo destaca o planejamento pedagógico que, sobretudo na educação infantil, não deve ser tomado como um procedimento em si mesmo, esvaziado do conhecimento sobre as especificidades do desenvolvimento infantil e do papel da escola de educação infantil em sua promoção. A riqueza dos conteúdos escolares científicos, artísticos, éticos etc. demanda, incontestavelmente, definições e redefinições dos modos pelos quais devam ser transmitidos, especialmente às crianças pequenas, e, nisso reside a importância do planejamento de ensino e de uma sólida formação de professores. Tomando como referências teóricas a pedagogia histórico-crítica e a psicologia histórico-cultural, assinala-se que o planejamento é uma das formas de transformar a escola que temos em direção à escola que queremos