Resumo
Este trabalho encontra-se entre aqueles que se propõem a discutir a situação da formação de professores no Brasil, mais especificamente no que tange a formação inicial de professores de Educação Física. Propomos-nos a identificar os limites das propostas de formação destes profissionais a fim de avançarmos na superação das diversas problemáticas visualizadas na área. Para conseguir materializar o referido estudo nos valemos do método de investigação da realidade denominado Materialismo Histórico e Dialético. Delimitamos como problemática identificar quais as bases teóricas que sustentam as principais propostas de formação de professores de Educação Física atualmente. Temos como objetivo geral analisar as bases teóricas das concepções em disputa na formação de professores de Educação Física a partir da reestruturação curricular advindas com a aprovação das atuais Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Educação Física e quais as possibilidades de superação das problemáticas encontradas. Na nossa análise identificamos que as resoluções analisadas fundamentam-se na Teoria do Capital Humano, o que orienta uma formação advinda de competência e habilidades demandadas pelo capital, expressas no mercado de trabalho. Apresentamos como possibilidade de superação a formação unificada em Educação Física, materializada na proposta de Graduação em Educação Física – Licenciatura Ampliada.