Integra

introdução:

esta pesquisa surge originalmente a partir de um projeto de extensão denominado cat (conhecer , analisar e transformar a realidade rural) que consiste num projeto de formação continuada de professores que atuam na zona rural do semi-árido baiano. acontece em parceria entre a uefs, o moc e as prefeituras municipais de araci, cansanção, capim grosso, conceição do coité, retirolândia, riachão do jacuípe, santa luz, santo estevão e valente. o trabalho consiste em construir coletivamente uma metodologia especifica que atenda de forma concreta a realidade do meio rural.

desse modo, a problemática deste trabalho foi de investigar, qual o sentido do ato de pesquisar em educação física dentro do projeto cat, tendo como referencial a ficha pedagógica de esporte e lazer, analisando a contribuição deste trabalho para o desenvolvimento comunitário.

levantamos como objetivos para o estudo:

- identificar o sentido da pesquisa em educação física dentro do projeto cat, a partir da aplicação da ficha pedagógica, percebendo o caráter desse instrumento enquanto elemento de mudança na prática educativa;

- analisar a contribuição do trabalho da ficha, no desenvolvimento local integrado e sustentado por meio do levantamento dos resultados deste trabalho.

a relevância científica deste estudo diz respeito à possibilidade de revelar elementos epistemológicos presentes na realidade da escola e da vida no meio rural, embora importantes pouco presentes no campo da investigação científica, estabelecendo um paralelo com a pedagogia freireana

metodologia:

a pesquisa teve um caráter de natureza essencialmente qualitativa, utilizamos como método de investigação a análise documental cujas fontes se constituem em arquivos, diários memorandos etc.

neste sentido e visando tornar a pesquisa significativa, trabalhamos com as seguintes fontes: ficha pedagógica, relatório de avaliação de avaliação de aplicação da mesma e boletim informativo a voz do cat onde são publicadas produções de alunos, professores e assessores do projeto .

a principal fonte consultada foi a ficha pedagógica, instrumento que norteia o trabalho do professor "em sala de aula". esta é produzida pelos professores nos encontros intermunicipais de educadores inseridos no cat.
a ficha pedagógica é construída a partir de um tema gerador correspondente a uma problemática levantada pela base do projeto (alunos - pais - professores - comunidade).

dentre as fichas produzidas no ano de 2003, uma trouxe como temática central o esporte e lazer das comunidades, de modo que os atores sociais conheceram melhor sua realidade, analisaram-na com mais afinco e buscaram a transformação de alguns pontos trabalhados no decorrer da pesquisa.

resultados:

percebemos que a pesquisa realizada pelos professores a partir da aplicação da ficha pedagógica de esporte e lazer, assumiu um papel importante para a mudança na prática educativa, uma vez que: valorizou-se a realidade cultural do aluno e sua família, pois a mesma torna-se objeto da pesquisa e construção do conhecimento; desenvolveu-se o senso-crítico do aluno e do professor, analisando a realidade sócio - política, da qual fazem parte; envolveu-se a família na ação educativa da escola, tendo em vista os três sujeitos do processo: professor x alunos x pais. no que tange à contribuição do trabalho da ficha, para o dlis, provocou-se mudanças na comunidade pela análise das pesquisas feitas pelos alunos, ocorrendo, assim, melhoria da condição de vida das comunidades. com o estudo sobre o esporte e lazer os alunos descobriram a importância deste na vida de cada um e na convivência entre nas pessoas. os professores destacaram a importância do esporte e lazer no relacionamento humano. os pais passaram a valorizar mais as práticas de esporte e lazer da comunidade para o bom convívio social .

conclusões:

De acordo com os resultados obtidos, ficou evidente que a pesquisa a partir da ficha pedagógica de esporte e lazer assumiu um papel importante para a mudança na prática educativa e provocou-se mudanças na comunidade. ademais, o projeto trabalha com elementos metodológicos baseados na pedagogia freireana, da ação - reflexão - ação.

segundo freire (1979) a mudança da percepção da realidade, que antes era vista como algo imutável, significa para os indivíduos vê-la como realmente é: uma realidade histórico - cultural, humana, criada pelos homens e que pode ser transformada por eles. é neste sentido que acreditamos no trabalho conjunto entre família, escola e comunidade, numa região pouco privilegiada do ponto de vista dos recursos financeiros disponíveis, mas dum universo cultural em expansão.

este ensaio buscou contribuir para o processo de mudança na prática educativa, no sentido de afirmar a riqueza pedagógica presente no cotidiano escolar da zona rural, sobretudo na área da educação física, valorizando a cultura local e fortalecendo o desenvolvimento comunitário..