Resumo

Os programas tradicionais de intervenção nas unidades da Fundação Estadual do Bem Estar do Menor (FEBEM) se caracterizam por impor formas de conduta socialmente aceitas, adotando, para tanto, métodos restritivos e/ou punitivos. O presente estudo tem como objetivo geral caracterizar e analisar a situação das FEBEMs e implementar na unidade de Araraquara ? SP propostas pedagógicas mais adequadas para a reinserção social dos adolescentes reclusos, propondo um programa de intervenção baseado na orientação da Ginástica Geral. A orientação desse programa preconiza trabalhar os valores humanos de convivência social (Formação Humana), tendo como elemento mediador a cultura corporal dos internos. Espera-se que esta vivência transcenda as atividades realizadas, consolidando um alicerce social para a vida futura dos adolescentes. A metodologia proposta consiste na aplicação de um programa de intervenção, utilizando a Ginástica Geral com orientação pedagógica. O método de obtenção dos dados utilizado é o registro por escrito das impressões dos alunos, após cada aula ou apresentação. Os registros foram analisados, utilizando a técnica de análise de conteúdo proposta por Bardin, e os resultados subsidiam os apontamentos constantes neste trabalho, podendo contribuir para possíveis intervenções sócio-educativas para esse tipo de instituição.

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