Resumo

A dança criativa no ensino, como forma de comunicação, integração e transformação entre crianças e professores, pode criar na criança uma consciência crítica e sobretudo ativa em relação ao ambiente que a cerca. Contribui para o desenvolvimento da força em contexto de aula e aprimora a vertente artística na criança. Este estudo de intervenção teve como objetivo estudar o impacto de um programa de dança criativa na força de crianças do 1º Ciclo. Participaram no estudo 154 crianças de ambos os sexos do 1º Ciclo do ensino básico (masculino, n = 69; feminino, n = 66). Foram avaliadas, em cada um dos períodos letivos (T1, T2 e T3), as características antropométricas e de composição corporal, e os níveis de força superior, média e inferior dos grupos com e sem dança criativa (cDC e sDC, respe-tivamente). Observou-se que os alunos do 1º ciclo cDC tinham níveis de força (superior e média) superiores aos alunos sDC. Os resultados sugerem que a DC contribuiu para o desenvolvimento da força em contexto de sala de aula.

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