Contributos da Estimulação da Recordação Para Identificar e Promover Estratégias de Autorregulação da Aprendizagem Durante o Estágio em Educação Física
Por Luciana Toaldo Gentilini Avila (Autor), Ana Margarida Veiga Simão (Autor), Lourdes Maria Bragagnolo Frison (Autor).
Em Movimento v. 22, n 2, 2016. Da página 597 a 610
Resumo
Compreender as potencialidades da técnica da estimulação da recordação na promoção da reflexão de seis estagiários de um curso de licenciatura em Educação Física sobre o seu desempenho constitui o objetivo deste estudo. Por meio da análise textual discursiva emergiram quatro categorias (planejamento; antecipação de resultados e previsão de solução; promoção da autorregulação da aprendizagem dos aluno; autorreflexão), as quais buscam responder às questões levantadas no estudo. Os dados sugerem que a utilização da estimulação da recordação contribuiu para a promoção da autorregulação da aprendizagem dos estagiários e para a formulação de diferentes soluções frente aos desafios do estágio.