Controle da Pressão Arterial em Idosas de Uma Universidade da Terceira Idade: Efeitos de Ações Educativas e da Prática do Pilates
Por Marcelo de Maio Nascimento (Autor), Lucas da Silva Ramos (Autor), Juliana de Sales Ladim (Autor), Nayama de Moura Coelho Marques (Autor), Adeildo de Souza Magalhães (Autor).
Em Revista Brasileira de Qualidade de Vida v. 11, n 4, 2019.
Resumo
OBJETIVO: Verificar os níveis da pressão arterial sistólica e diastólica de mulheres idosas praticantes regulares do método Pilates, associado com palestras sobre educação em saúde.
MÉTODOS: Estudo quase-experimental com 81 mulheres idosas (68,21±7,05 anos). As participantes foram divididas em Tercis, de acordo com o número de presenças nas atividades: T1: 1 a 12 visitas; T2: 13 a 24 visitas; e, T3: 25 a 36 visitas. Os valores da pressão arterial (PA) foram classificados em: pressão controlada – pressão arterial sistólica (PAS) inferior a 140 mmHg e pressão diastólica (PAD) até o limite 90 mmHg –; pressão arterial não controlada (PANC) (valores da PAS>140 mmHg e PAD>90 mmHg). Por meio de um questionário foram coletados dados sociodemográficos, comorbidades, hábitos de vida e número de medicamentos. Adicionalmente, foram mensurados o índice de massa corporal (IMC) e a circunferência abdominal (CA). O teste qui-quadrado foi utilizado para comparar as variáveis nominais. Diferenças estatísticas entre os grupos foram estabelecidas pela ANOVA. A análise de regressão logística verificou o efeito da assiduidade sobre os valores da PAS e da PAD controlada e não-controlada. O nível de significância adotado foi de α=0,05.
RESULTADOS: Alcoolismo, tabaco e morar só apresentaram níveis estatísticos de significância (p≤0,5). Verificou-se que a assiduidade nas atividades mostrou razão de chance (OR) de 17% para obtenção de níveis de PAD controlada e que o não comparecimento nas atividades determinou 58% de chance para níveis de PAS não-controlada.
CONCLUSÕES: O controle dos níveis pressóricos se apresentou diretamente proporcional à assiduidade das idosas na prática do Pilates e nas palestras sobre educação em saúde