Resumo

O equilíbrio corporal, considerado “pré-requisito” para a realização de diversas atividades motoras cotidianas, parece ser importante também no desempenho de habilidades motoras. Assim, o presente estudo teve como objetivo verificar a influência do equilíbrio postural no desempenho de habilidades motoras em crianças e adolescentes. Foram avaliadas 73 crianças e adolescentes na faixa etária de 6 a 15 anos. O protocolo experimental consistiu da análise do equilíbrio na postura em pé sobre uma plataforma de força (estabilometria), durante 60 segundos, com olhos abertos (OA) e com olhos fechados (OF) e, posteriormente, em tarefas de limites de estabilidade (inclinação máxima anterior; inclinação máxima posterior; posição neutra) durante 30 segundos. Na avaliação das habilidades motoras, utilizou-se o Teste de Desenvolvimento Motor Grosseiro, segunda versão (TGMD-2), dividido em dois subtestes: tarefas de locomoção e controle de objetos. A partir disso, foi realizada a análise de regressão linear múltipla stepwise forward, em que modelos foram calculados para verificar a influência do equilíbrio corporal, a partir de parâmetros estabilométricos nas direções ântero-posterior e médio-lateral, sobre o desempenho motor das crianças e adolescentes nos subtestes de locomoção e controle de objetos (variáveis dependentes). Em todos os modelos, o equilíbrio postural apresentou influência significativa (p<0,05) na execução das habilidades locomotoras e manipulativas das crianças e adolescentes. Os resultados apontaram que as tarefas de controle de objetos foram mais dependentes do controle postural do que as tarefas locomotoras. Assim, os modelos de manipulação de objeto dependeram mais do equilíbrio corporal nas tarefas posturais mais estáticas (OA e OF), enquanto as tarefas posturais baseadas na exploração voluntária dos limites de estabilidade explicaram melhor a variabilidade dos dados motores relacionados com as tarefas de locomoção. Portanto, de modo geral, parece que o equilíbrio postural influenciou a execução das habilidades motoras de locomoção e controle de objetos de maneira distinta em crianças e adolescentes.

Acessar Arquivo