Controle Postural e Uso de Informação Visual em Crianças Praticantes e Não Praticantes de Ginástica Artística
Por André Rocha Viana (Autor), José Ângelo Barela (Autor), Claudia Garcia (Autor), Ana Maria Forti Barela (Autor).
Em Revista Brasileira de Ciências do Esporte v. 33, n 3, 2011. Da página 747 a 760
Resumo
O objetivo deste estudo foi investigar o desempenho e a contribuição da informação visual no controle postural de crianças praticantes e não praticantes de ginástica artística (GA). Quarenta e três meninas, 23 praticantes de GA e 20 não praticantes de GA, idade 5 a 7 e 9 a 11 anos, permaneceram em pé sobre uma plataforma de força em três bases de apoio: bipodal, semi-tandem stance e base reduzida, com olhos abertos e com olhos fechados. A área de deslocamento do centro de pressão e o índice de contribuição visual foram calculados. Os resultados indicaram que a prática de GA melhora o controle postural de crianças nos anos iniciais de desenvolvimento. Ainda, crianças praticantes de GA utilizam melhor informação visual que crianças não praticantes de GA para manter a postura ereta mais estável.