Resumo

Introdução: Diferentes programas de natação, desenvolvidos em academias e clubes, não têm como eixo central a formação de futuros atletas, no entanto, muitas proposições parecem refletir objetivos que transcendem o ensino de habilidades natatórias gerais e específicas, possuindo por vezes, foco na promoção de saúde dos seus jovens praticantes. Quando os objetivos estão voltados à saúde uma variável decisiva para ratificar o êxito da intervenção é a quantificação de cargas (Rowland et al, 2007). Estudos recentes (Parikh e Stratton, 2011; ACSM, 2014) têm demonstrado que exercícios com intensidades moderadas a vigorosas parecem ter maior relação com melhoras significativas da aptidão cardiorrespiratória e diminuição da adiposidade em crianças. Dentre as formas práticas e de baixo custo que os profissionais de piscina poderiam utilizar para controlar as intensidades das tarefas estão: os desempenhos relativos com base em esforço máximo (Emáx) e velocidade crítica (V_Ct). Desempenhos relativos são metas específicas com relação direta com idade, tempo de prática, nível de desenvolvimento, maturação biológica e habilidade técnica no nadar. Desta forma, investigações que testem a viabilidade do uso de controle de cargas em jovens nadadores devem ser estimuladas. Objetivo: Analisar dois modelos para determinar a intensidade de esforço em jovens nadadores. Metodologia: Quinze crianças participaram do experimento com experiência mínima de 1 ano de prática. Para a análise das cargas relativas utilizou-se na condição Emáx as distâncias de 200, 100 e 50 metros e em seguida foi calculado os percentuais de esforço para as intensidades de 85% e 65% do Emáx. Já para a V_Ct utilizou-se o modelo de regressão linear com base nos desempenhos em metros para os tempos de 7, 5 e 3 minutos, em seguida calculou-se a V_Ct para diferentes intensidades. Resultados: Tabela 1. Apresenta os resultados em forma de media e desvio padrão para os testes máximos de 200m, 100m e 50m em minutos e segundos e as respectivas intensidade de 85 a 65% do esforço. Já os testes máximos de 7, 5 e 3 minutos em distância nadada (mts) e velocidade crítica derivada (V_Ct) em metros por segundo. Conclusão: Proposições que estimulem crianças a estabelecer metas em seus envolvimentos de treino e potencializem profissionais a quantificar cargas de forma mais robusta, podem resultar em processos mais seguros e eficazes de intervenção.

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