Controles de Intensidade do Nadar em Crianças Não Atletas
Por Fabrício Madureira (Autor), Matheus Nascimento (Autor), Bruna Freitas (Autor), Claudio Scorcine (Autor).
Em 40º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte SIMPOCE
Resumo
Introdução: Diferentes programas de natação, desenvolvidos em academias e clubes, não têm como eixo central a formação de futuros atletas, no entanto, muitas proposições parecem refletir objetivos que transcendem o ensino de habilidades natatórias gerais e específicas, possuindo por vezes, foco na promoção de saúde dos seus jovens praticantes. Quando os objetivos estão voltados à saúde uma variável decisiva para ratificar o êxito da intervenção é a quantificação de cargas (Rowland et al, 2007). Estudos recentes (Parikh e Stratton, 2011; ACSM, 2014) têm demonstrado que exercícios com intensidades moderadas a vigorosas parecem ter maior relação com melhoras significativas da aptidão cardiorrespiratória e diminuição da adiposidade em crianças. Dentre as formas práticas e de baixo custo que os profissionais de piscina poderiam utilizar para controlar as intensidades das tarefas estão: os desempenhos relativos com base em esforço máximo (Emáx) e velocidade crítica (V_Ct). Desempenhos relativos são metas específicas com relação direta com idade, tempo de prática, nível de desenvolvimento, maturação biológica e habilidade técnica no nadar. Desta forma, investigações que testem a viabilidade do uso de controle de cargas em jovens nadadores devem ser estimuladas. Objetivo: Analisar dois modelos para determinar a intensidade de esforço em jovens nadadores. Metodologia: Quinze crianças participaram do experimento com experiência mínima de 1 ano de prática. Para a análise das cargas relativas utilizou-se na condição Emáx as distâncias de 200, 100 e 50 metros e em seguida foi calculado os percentuais de esforço para as intensidades de 85% e 65% do Emáx. Já para a V_Ct utilizou-se o modelo de regressão linear com base nos desempenhos em metros para os tempos de 7, 5 e 3 minutos, em seguida calculou-se a V_Ct para diferentes intensidades. Resultados: Tabela 1. Apresenta os resultados em forma de media e desvio padrão para os testes máximos de 200m, 100m e 50m em minutos e segundos e as respectivas intensidade de 85 a 65% do esforço. Já os testes máximos de 7, 5 e 3 minutos em distância nadada (mts) e velocidade crítica derivada (V_Ct) em metros por segundo. Conclusão: Proposições que estimulem crianças a estabelecer metas em seus envolvimentos de treino e potencializem profissionais a quantificar cargas de forma mais robusta, podem resultar em processos mais seguros e eficazes de intervenção.