Conversando Sobre Sexualidade: Temas de Interesse Para Pensar Intervenções nas Aulas de Educação Física na Escola
Por M. C. Moraes (Autor), M. M. Fernandes (Autor), S. Bortolucci (Autor), R. A. Costa Filho (Autor), R. T. Iaochite (Autor).
Resumo
É crescente o interesse de adolescentes sobre a sexualidade. Diferentes razões que vão desde o próprio desenvolvimento físico até aspectos culturais amplamente difundidos nas mídias sociais, promovem a curiosidade de adolescentes acerca dessa temática. É fato que a disciplina de Educação Física é frequentemente instigada a problematizar os conhecimentos sobre a estética corporal, as relações de gênero dentro do contexto das atividades corporais e, muitas vezes, as indagações e atitudes dos alunos sobre sexo e sexualidade. A temática da sexualidade está presente no desenvolvimento de um projeto de iniciação à docência desenvolvida por licenciandos em Educação Física da UNESP de Rio Claro. O presente trabalho teve como objetivo avaliar o interesse sobre o tema sexualidade por adolescentes de 11 a 14 anos de uma escola estadual de Rio Claro. Participaram dessa pesquisa 117 alunos dos 7° e 8° anos do Ensino Fundamental II, cujo questionário tratava de questões sobre gênero e nível de informação sobre sexo e sexualidade. Os resultados mostram que (68%) dos alunos participariam de um grupo de conversas, tendo interesse principal em namoro (56%), virgindade (33%), comportamentos (preconceito, insegurança, medo, vergonha) (22%), dúvidas sobre o corpo (masturbação, ejaculação, aparelhos reprodutores) (20%). Os alunos que não demonstraram interesse (32%) justificam que sentem vergonha de conversar sobre esses assuntos com os amigos da escola (15%), acham cedo para conversar sobre o tema (11%) e não gostam do assunto (8%). Boa parte dos alunos mostrou-se receptivo em conversar sobre o tema, indicando uma ótima oportunidade para aprofundarmos os conteúdos de acordo com seus interesses e necessidades nas aulas de Educação Física. O oferecimento, nas escolas, de um espaço para discussão com adolescentes sobre questões relacionadas às suas experiências e responsabilidades, além de contribuir para a realização de práticas de educação em saúde, por meio de informações adequadas sobre os cuidados com o corpo, também possibilita a reflexão e a sensibilização de valores necessários ao pleno desenvolvimento do aluno.