Conversão de Jogos Tradicionalmente Sedentários Para Motores Como Proposta Alternativa Para Aulas de Educação Física
Por Sara Durán Cuartero (Autor).
Em Lecturas: Educación Física y Deportes v. 23, n 248, 2019.
Resumo
O objetivo deste trabalho é o planejamento e implementação de uma unidade de ensino focado na conversão de jogos tradicionalmente sedentários para jogos motores, levando-os para a área da educação física e aplicá-la na 6ª série de Ensino Primário, utilizando o jogo motor como um pilar nas aulas. Esta unidade de aprendizagem consiste em sete sessões realizadas cada uma de 60 minutos com predominante trabalho cooperativo, a contribuição para o desenvolvimento motor dos alunos e a aquisição de hábitos saudáveis, tudo focado de uma perspectiva lúdica e motivadora. O planejamento e a implementação da Unidade Didática proporcionarão e instrumentalizarão os alunos com estratégias de socialização com seus pares, desenvolverão o acordo, a tomada de decisão compartilhada, a cooperação e o respeito, além de participação ativa e democrática, todos os aspectos relevantes dentro dos objetivos da área de Educação Física e do estágio educacional.