Coordenação Motora de Crianças com Transtorno do Espectro Autista: Efeitos de Um Programa de Jiu-jitsu
Por Victor Augusto Meneghini Fontes (Autor), Leonardo Sprovieri Lima (Autor), Lucieny Almohalha (Autor), Crislaine Rangel Couto (Autor), Suziane Peixoto Santos (Autor).
Em Revista Brasileira de Ciência & Movimento v. 29, n 1, 2021.
Resumo
Crianças autistas apresentam não somente limitações sociais e na forma de comunicação/ linguagem, mas também comprometimentos na coordenação motora. O objetivo deste estudo foi verificar os efeitos de um programa de jiu-jitsu na coordenação motora de crianças com Transtorno do Espectro Autismo. Participaram seis crianças, na faixa etária de 7-12 anos (8,6 ± 3,07), sendo três praticantes de jiu-jitsu e outras três sem qualquer experiência em atividades relacionadas a lutas. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi o teste de coordenação motora Korperkoordination test fur Kinder (KTK). O teste envolve componentes da coordenação corporal como: o equilíbrio, o ritmo, a força, a lateralidade, a velocidade e a agilidade. Os resultados apontaram que a prática de jiu-jitsu influenciou positivamente a coordenação motora das crianças. Apesar disso, a coordenação motora de ambos os grupos foi classificada como insuficiente.