Coordenação Motora em Criancas com Transtorno de Espectro Autista (tea)
Por Emily Christie Flávio Rodrigues (Autor), Adriana Tolentino Santos (Autor), Maria de Fatima de Matos Maia (Autor), Darthya Souza Dias (Autor).
Em Revista Eletrônica Nacional de Educação Física - RENEF v. 8, n 11, 2018.
Resumo
O objetivo deste estudo foi analisar a coordenação motora de crianças com o Transtorno de Espectro Autista. Trata-se de uma pesquisa quantitativa com abordagem qualitativa, descritiva, de corte transversal. A amostra foi composta por 14 crianças com idades de 5 (cinco) a 10 (dez) anos, de ambos os sexos, participantes e cadastradas em uma Associação de Autismo da cidade de Montes Claros-MG escolhidas de forma intencional e por conveniência. O instrumento utilizado na coleta de dados foi Teste de Coordenação Corporal para Crianças. Para participarem da pesquisa os responsáveis assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido e as crianças um Termo de Assentimento Livre e esclarecido. Os procedimentos estatísticos contaram com uma frequência percentual e foi realizada em nível da coordenação motora e a pesquisa foi realizada após liberação do Comitê de Ética. Os resultados indicam que a maioria das crianças (n=10, 71,4%), demonstrou um desenvolvimento normal de sua coordenação motora, sendo que apenas 4 (28,6%) crianças obtiveram um desenvolvimento classificado como perturbações na coordenação. Analisando separadamente cada teste de Coordenação Corporal para Crianças, observou-se que existe um déficit motor especifico, visto que 28,6% das crianças apresentaram perturbações na coordenação no teste trave de equilíbrio, 35,7% das crianças apresentou uma insuficiência de coordenação no salto lateral, 37,7% uma insuficiência de coordenação realizando o salto monopedal e 50% da amostra foi classificada com perturbação na coordenação no teste transferência sobre placas.
Referências
AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: DSM-5. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.
ANDRADE, L. A. Importância do Desenvolvimento Motor em Escolares. 2011. 13 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física Licenciatura) - Universidade Católica de Brasília, 2011.
CATELLI, C. L. R. Q; D’ANTINO, M. E. F; BLASCOVI-ASSIS, S. M, Aspectos Motores em Indivíduos com Transtorno do Espectro Autista: Revisão de Literatura. Cadernos de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento, São Paulo, v.16, n.1, p. 56-65, 2016.
GORLA, J. I. Coordenação motora de portadores de deficiência mental: avaliação e intervenção. 2001. 134 f. Dissertação (Mestrado em Atividade Física e Adaptação) Curso de Educação Física. Universidade Estadual de Campinas, SP, 2001.
FERREIRA, C. A. M.; THOMPSON, R.. Imagem e esquema corporal. São Paulo: Lovise, 2002.
LAURENT, R. et al. (2009) in SOARES, A. M; CAVALCANTE NETO, J. L. Avaliação do Comportamento Motor em Crianças com Transtorno do Espectro do Autismo: uma Revisão Sistemática. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, v. 21, n. 3, p. 445-458, Jul.-Set, 2015.
PACHECO, E. A; SANTOS, J. C. Importância do Desenvolvimento da Coordenação Motora na Aprendizagem na Educação Infantil. Revista Nativa, v. 1, n. 2, 2013.
RIBEIRO, A. S. et al. Teste de Coordenação Corporal para Crianças (KTK): aplicações e estudos normativos. Motricidade, v. 8, n. 3, p. 40-51, 2012.
SCHMIDT, C; BOSA, C. A investigação do impacto do autismo na família: Revisão crítica da literatura e proposta de um novo modelo. Interação em Psicologia, Universidade Federal do Rio Grane do Sul, v.7, n.2, p.111-120, 2003.
SOARES, A. M; CAVALCANTE NETO, J. L. Avaliação do Comportamento Motor em Crianças com Transtorno do Espectro do Autismo: uma Revisão Sistemática. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, v. 21, n. 3, p. 445-458, Jul-Set, 2015.
SOARES, D. B. et al. Influência da atividade física no desempenho motor de crianças com queixas de dificuldades e aprendizagem. Rev. CEFAC, v. 17, n. 4, p. 1132-1142, Jul-Ago, 2015.
SOUSA, P. M. L; SANTOS, I. M. S. C. Caracterização da Síndrome Autista. Psicologia.pt. O Portal dos psicólogos, 2005. Disponível em: . Acesso em: 25 mai. 2017.
SILVA JÚNIOR, L. P. Avaliação do perfil motor de crianças autistas de 7 a 14 anos frequentadoras da Clínica Somar da cidade de Recife – PE. Campina Grande, 2012. 75f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, 2012.